ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Educampo: Três pilares fundamentais para o sucesso na produção de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/12/2023

1 MIN DE LEITURA

0
1

O sucesso da atividade cafeeira passa pelo desempenho em três pilares fundamentais. O equilíbrio entre a busca por elevada produtividade, melhor posicionamento de venda e custo equilibrado são a receita para se obter bons resultados na atividade. Dentre estes três pilares, diferentes podem ser os cenários explorados pelos produtores na busca por uma elevada margem líquida. 

A seguir, são apresentados os desempenhos em produtividade, preço médio de venda e custo operacional total das fazendas com as 10 maiores margens líquidas do Educampo.

A produtividade é notadamente conhecida como o principal condicionante para a obtenção de resultados positivos na atividade cafeeira. Entretanto, como é possível observar abaixo, alcançar elevadas produtividades não necessariamente se traduz em maiores retornos com a atividade cafeeira.

Gráfico 1 - Produtividade das 10 fazendas com maiores margens líquidas do Educampo

Percebam que a fazenda que apresentou maior margem líquida (fazenda 1) e a fazenda que apresentou menor margem líquida (fazenda 10) tiveram a mesma produtividade. A diferença entre a fazenda 1 para a fazenda com maior produtividade no extrato analisado é de 9,81 sacas/hectare, ou 15,85% menor. Ao passo que a maior e a menor produtividade, dentre essas fazendas, foi de 24,86 sacas/hectare ou de 40,17%.

O preço de venda destas propriedades ficou na média em R$ 1.065,84 por saca de café, sendo a fazenda com maior margem líquida 9,43% acima da média. Já a propriedade com a maior produtividade dentro do extrato apresentou o menor preço médio de venda, 20,35% abaixo da média.

Gráfico 2 - Preço médio de venda das 10 fazendas com maiores margens líquidas do Educampo

É possível visualizar que o custo operacional total da propriedade com maior margem líquida no programa foi 21,98% acima da média, que ficou em R$ 19.612,70, e sendo o segundo mais alto dentre as 10 propriedades analisadas.

Gráfico 3 - COT/área plantada das 10 fazendas com maiores margens líquidas do Educampo

Analisando as informações dispostas nos gráficos anteriores, é possível observar que a influência de um único fator, de forma isolada, não é uma garantia de maiores margens líquidas, sendo necessário buscar o equilíbrio entre os três pilares. 

Dessa forma, prezado (a) produtor (a), discuta os dados descritos junto ao seu Consultor Especialista Educampo e trace estratégias que tenham impacto direto nos fatores apresentados, focando no potencial particular de sua propriedade. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures