ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Educampo: Pós-colheita pode exigir grandes investimentos em benfeitorias

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/07/2023

2 MIN DE LEITURA

1
0

Por Educampo

A colheita do café já está quase acabando, em paralelo a ela, as atividades de pós-colheita, que incluem secagem, beneficiamento e armazenamento seguem. O pós-colheita é uma atividade que pode exigir grandes investimentos em benfeitorias, máquinas e equipamentos. Além disso, é uma atividade de elevada intensidade dentro da propriedade rural, se caracterizando, por vezes, por necessitar de uma grande quantidade de mão de obra.

A busca por um café com maior valor agregado, com o objetivo de atingir um melhor preço médio de venda, e/ou a perspectiva de abertura de novos mercados, faz com que muitas propriedades invistam um elevado valor na atividade de pós-colheita, seja em infraestruturas ou na execução da atividade, entretanto, é preciso atenção para que haja um custo equilibrado, visando sempre o equilíbrio econômico.

Gráfico 1 - Custo com Pós-Colheita estratificado por região

Compreender o custo de pós-colheita é fundamental para tomar decisões de investimento e realizar ajustes que podem ser necessários no dia a dia da propriedade. Para isso, estratificamos na tabela abaixo o custo em pós-colheita das propriedades participantes do Educampo de acordo com a região em que estão localizados.

Tabela 1 - Componentes de custos, indicadores técnicos e econômicos relacionados às atividades de pós-colheita das propriedades participantes do Educampo

A região das Matas de Minas teve o maior desembolso em pós-colheita. Isso pode ser justificado pelas características edafoclimáticas da região, que exigem manejo mais intensivo no que envolve o uso de terreiros cimentados e secadores de fluxo de ar forçado em comparação ao Cerrado e Sul de Minas.

Ao analisar a tabela abaixo (Tabela 2), é possível observar que os superiores, apesar de obterem uma maior produtividade, não tiveram um maior custo em pós-colheita por hectare, não sendo possível observar uma correlação positiva entre a produtividade e o desembolso na atividade de pós-colheita. As fazendas superiores obtiveram, ainda, um preço médio de venda maior que a média, indicando que um maior gasto em pós-colheita não necessariamente se traduz num maior preço médio de venda. 

Tabela 2 - Estratificação em inferiores e superiores, as fazendas participantes do Educampo, de acordo com o preço médio de venda atingido no biênio 2020/2022

Apesar das ferramentas de negociação que podem ser exploradas pelo produtor, como a fixação de preços, ou a comercialização baseada no mercado futuro, o preço médio de venda é um fator externo à propriedade, no qual o produtor possui influência limitada sobre ele. Por isso, é extremamente importante o produtor estar atento ao mercado, observando as oscilações de preço, e de posse do seu custo de produção, operar com retorno satisfatório. Lembrando que a produtividade e o custo de produção são indicadores que estão sob maior influência do produtor e também impactam significativamente a rentabilidade do negócio.

Dessa forma, prezado (a) produtor (a), discuta os dados descritos junto ao seu Consultor Especialista Educampo e trace estratégias que tenham impacto direto nos fatores apresentados, focando no potencial particular de sua propriedade.

Para ter acesso a mais conteúdos sobre a Plataforma Educampo, leia o QR Code abaixo:

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLOS HENRIQUE CARDEAL GUIRALDELI

PEDREGULHO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 01/08/2023

Interessante. Porém pouco contextualizado. Qual tamanho médio das propriedades analisadas no artigo? Teria maiores informações?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures