ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

DVA Agro lança pacote de produtos com seguro climático de cafezais incluso

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/10/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0

Para ajudar os principais responsáveis pela produção de café, a DVA Agro, empresa multinacional de soluções agrícolas, está lançando o Mais Café, um pacote tecnológico inédito no Brasil. “Somos a primeira empresa de insumos a oferecer um pacote de produtos com o seguro climático incluso, ainda mais, sem o cafeicultor ter que pagar nada a mais por isso”, diz Bruno Francischelli, engenheiro agrônomo e coordenador de marketing da DVA no Brasil.

A solução foi desenvolvida pensando em uma das grandes dores do setor, o risco climático, o qual o produtor pouco pode fazer e a única ferramenta disponível é o seguro agrícola. Estima-se que dos 1,7 milhão de hectares de café arábica no Brasil (o mais produzido nacionalmente) apenas 160 mil, menos de 10%, têm algum tipo de seguro contratado.

Segundo Francischelli, essa baixa adesão ocorre devido à soma de alguns fatores. O primeiro é a falta de dados, o que encarece a proteção. Somado a isso, outro limitante é a necessidade de vistoria para atestar a produtividade. “Outro problema é que o pagamento do sinistro é feito com a diferença da produtividade real x produtividade média da região, e ainda há a necessariamente precisa da subvenção federal. Por isso, agora estamos propondo uma inovação total da gestão de risco climático”, destaca o engenheiro agrônomo.

Gestão do risco

Através do Mais Café, o produtor estará fazendo a gestão de risco climático sem onerar seu custo por meio do Seguro Paramétrico. Esta solução é baseada em um índice (umidade do solo) que é relacionado à produtividade. A iniciativa da DVA foi desenvolvida em parceria com a empresa holandesa VanderSat, que, por meio de sua tecnologia, consegue medir a quantidade de água no solo, via satélite. Ou seja, ao fazer a aferição, é gerado um dado muito importante e a leitura é feita em tempo real, que abastece um banco de dados com um histórico de 20 anos.

A medição da umidade do solo é feita em quatro etapas. A primeira é analisar a série histórica, identificando a condição normal com base naquela região ou município. O segundo passo é mediar a atual umidade do solo para as áreas ou municípios seguráveis. Na fase seguinte, o foco é identificar as anomalias, ou seja, a diferença entre as condições normais (média histórica) e a mediação atual da umidade do solo. Por último, é criado o índice através da soma acumulada das anomalias no período de risco.

Em caso de sinistro, o pagamento ocorre quando o índice atinge os gatilhos, no total são quatro: Moderado, Severo, Extrema e Excepcional. E muito importante é que o produtor poderá acompanhar através de um site qual o nível de umidade do solo de seu município e se os gatilhos estão sendo atingidos, gerando muita transparência para o programa. A cobertura é realizada por uma importante seguradora parceira que utiliza como parâmetro, os dados de umidade do solo obtidos pela VanderSat.

Produtos que compõem o pacote

O Mais Café será composto por fertilizantes que vão suprir toda a necessidade dos cafezais de estímulo e micronutrientes. Entre os produtos estão: Incentia Eco Humic, Incentia Eco Maximize, Incentia Mg Mix, Incentia CaBZn Plus , Stimlus, Incentia CaBZn Plus e Incentia K62 Plus. “O objetivo do programa é manter a planta em atividade mesmo em condições climáticas adversas, fornecendo nutrientes e condições responsáveis pelos processos necessários para atingir altos níveis de produção, qualidade e aumentar o potencial produtivo da próxima”, diz Francischelli.

Ainda segundo o engenheiro agrônomo, os produtores de Minas Gerais e São Paulo interessados têm até o dia 8 de outubro para aderirem ao programa. “Somos especialistas em insumos, mas nossa preocupação é com a sustentabilidade do setor. DVA propõe uma inovação total da gestão de risco climático”, finaliza.

Mais informações: https://dva.com/br/

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures