ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Diversidade e agricultura regenerativa é tema do 1º Encontro de Mercado e Sustentabilidade

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/05/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Na última sexta-feira (28), o diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, participou do 1º Encontro de Mercado e Sustentabilidade, realizado pelo Sebrae Minas, no Armazéns Peneira Alta, em São Sebastião do Paraíso (MG). O evento contou com a participação de profissionais e especialistas da cafeicultura para compartilhar conhecimentos, iniciativas e visão de futuro em tempos de ESG.

Abordando o tema principal “Como a sustentabilidade está impactando o mercado?”, Marcos Matos destacou o grande potencial dos cafés do Brasil devido à diversidade de qualidades e às práticas da agricultura regenerativa, que fortalecem a sustentabilidade do produto.

O diretor-geral do Cecafé também apontou as tendências da governança socioambiental e as regras globais do mercado consumidor, cada vez mais ligado à sustentabilidade. “As novas regras devem entrar em vigor nos próximos meses, mas o Brasil tem tudo para atender a essa demanda, por possuir amplo marco legal, consistente banco de dados para o monitoramento ambiental e social e, dessa maneira, ampliar a liderança do Brasil no mercado”, destacou.

Ele completou dizendo que a União Europeia e os Estados Unidos serão os primeiros a implantar as novas regulações, porém o Reino Unido, a Suíça e os países asiáticos devem seguir essas tendências. Juntas, essas nações respondem por mais de 80% de nossas exportações.

Marcos Matos recordou que o Brasil tem legislação ambiental e social representativas, e a cafeicultura nacional possui estrutura organizada e eficiente, além de produtividade e sustentabilidade. “A principal mensagem deste evento é de otimismo e união. Precisamos fazer uma governança bem-organizada para a promoção da imagem, fazendo com que o mundo reconheça ainda mais os nossos pontos fortes e nos recompense por isso”, concluiu.

O evento também contou com apresentação da produtora Juliana Rezende sobre iniciativas sustentáveis na cafeicultura e um debate com a moderação de Tâmara Isa, CEO na Mundo Novo Gestão e Negócios em Café, e a participação de Osvaldo Bachiao, cafeicultor e vice-presidente da Cooxupé; Lucas Negri, gerente de implementação do Programa Rainforest Alliance; Claudia Leite, especialista em Estratégia, ESG e Sustentabilidade e chief purpose officer na HILO; e Alagu Rajavel, vice-presidente da Olam Food Ingredients (OFI).

No mesmo dia, o Cecafé participou de uma reunião da cadeia produtiva com o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, na sede da entidade, em Brasília (DF).

Representantes da produção, indústria e exportação apresentaram seus posicionamentos à promoção do produto brasileiro e demonstraram a sinergia do setor para o desenvolvimento de ações junto à ApexBrasil, principalmente no que se refere à unificação do discurso referente à due diligence e às novas regulações de União Europeia e Estados Unidos, assim como à colaboração para a estruturação de marca única, a qual consolide a promoção dos cafés do Brasil como um todo.

A reunião também foi uma oportunidade para consolidar, com a ApexBrasil, a união do setor, que conta com instituições que conversam para o desenvolvimento de trabalhos conjuntos, promovendo a sustentabilidade socioambiental da cafeicultura nacional e a diversidade e a qualidade dos cafés do Brasil.

As informações são do Cecafé.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures