ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Diretor executivo da BSCA pontua ações para um futuro promissor aos cafés especiais do Brasil

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/09/2022

4 MIN DE LEITURA

0
0

Por Natália Camoleze

No começo do ano, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) anunciou Vinicius Estrela como novo diretor executivo, em substituição da Vanusia Nogueira, que assumiu a direção da Organização Internacional do Café (OIC). 

Vinicius é formado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais (IBMEC). “Atuei por 15 anos na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), tendo gerenciado ações de promoção comercial de diversos setores da economia brasileira, em especial com a carteira de alimentos e bebidas, assim como as plataformas de negócios da entidade em grandes eventos globais, como Olimpíadas, Copa do Mundo e exposições universais. Antes de chegar à BSCA, trabalhava no Escritório da ApexBrasil para a Região Sudeste desde 2019”, conta. 


Vinícius Estrela, diretor executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA)

O diretor executivo afirma que sua intenção é contribuir com o excelente trabalho já estruturado pela BSCA e, a partir dele, incrementar oportunidades no mercado internacional e no Brasil para os cafés especiais. “De forma consistente, desejamos ampliar o reconhecimento institucional e o respeito técnico que a entidade construiu ao longo de décadas de trabalho na projeção de um futuro de valorização e crescimento da cadeia produtiva do grão especial brasileiro e internacionalmente, do produtor ao consumidor final”.

Em relação a retomada dos eventos, nacionais e internacionais, que ajudam na promoção dos cafés, Vinicius destaca que todo o setor de HORECA (hotéis, restaurantes e cafeterias) retornou às atividades intensamente com a flexibilização das medidas preventivas relacionadas à covid-19 e a BSCA seguirá preparada para ampliar o market share no nicho global dos cafés de excelência. 

“Outro ponto que vislumbramos é a consolidação do mercado on-line, que cresceu e se fortaleceu durante a pandemia. Os cafeicultores brasileiros investem cada vez mais em pesquisa, tecnologia e qualidade e mostraram sua resiliência após os últimos anos de estiagem e geadas, que afetaram o cinturão produtor. Nós continuamos firmes nos processos e sempre buscando a evolução da qualidade e da sustentabilidade, o que nos permite manter o Brasil como o principal provedor mundial de cafés sustentáveis e de reconhecida qualidade, otimizando as etapas da pré-colheita até o consumidor final, sempre focado em qualidade, transparência, rastreabilidade, meio ambiente e social para buscar a sustentabilidade financeira”, explica. 

A missão da BSCA, segundo Vinicius, é fomentar e aproximar, cada vez mais, produtores e empresários dos compradores internacionais e isso foi feito, dentro do possível, mesmo no período mais crítico da pandemia, com ações de envio de amostras e as histórias do produto, produtores e propriedades aos importadores. “Agora, com a retomada de eventos presenciais, esse elo produtor-comprador vem se estreitando e se consolidando. Como exemplo, o resultado que alcançamos na World of Coffee na Itália, quando os brasileiros fizeram mais de mil contatos comerciais, mantendo, ainda, um prognóstico para realizar outros US$ 93,6 milhões nos 12 meses seguintes através desse networking realizado por lá. A BSCA seguirá buscando reforçar o apoio ao mercado global, abrindo portas para os produtores brasileiros e atendendo à crescente demanda internacional por cafés de excelência, demonstrando que o Brasil é um verdadeiro celeiro desse produto, com muita qualidade, sustentabilidade, rastreabilidade e em quantidade”, pontua. 

Em relação ao consumidor final, Vinicius acredita que são pessoas que buscam produtos com práticas socioambientais, com qualidade e que contém a sua história, seja rastreável. “Os consumidores têm ampliado sua presença nos eventos de cafés especiais e, como forma de educar essas pessoas à diversidade, à qualidade e à história por trás de cada xícara, intensificamos nossos trabalhos nesses eventos, levando até esses consumidores todo o contexto grãos, disponibilizando a eles o produto em sessões de cupping e palestras e workshops”. 

Sobre a sustentabilidade, a BSCA orienta os cafeicultores sobre como obter certificações de qualidade, por meio de parcerias com instituições de ensino e pesquisa, estão intensificando a capacitação dos cafeicultores com foco nas boas práticas agrícolas, com respeito a meio ambiente e social, e incentivando propriedades a implantarem o cumprimento aos critérios de governança socioambiental, para obterem cada vez mais certificações de sustentabilidade e socioambientais, além de fomentar a qualidade no blend dos produtos finais, para atender uma demanda de exportadores, cooperativas, indústrias, etc. Após propiciar que todos atinjam essa excelência, a BSCA a atesta por meio de seus selos, sinônimo de qualidade e respeito a produtores, consumidores, qualidade, meio ambiente e sustentabilidade como um todo.

Capacitações que também são oferecidas aos baristas, que envolvem desde um conhecimento mais aprofundado sobre as variedades arábica e canéfora, com a formação de Q-Graders e R-Graders em parceria com o Coffee Quality Institute (CQI); passando por cursos de formação de baristas, introdução a cafés especiais e métodos de extração e preparo, na BSCA School; chegando ao Programa Educacional SCA, que realizamos no país com conteúdo extenso sobre introdução e conhecimento ao café, habilidade de baristas, formas de extração manual do café, conceitos sobre café verde, processo de torra e análises sensoriais.

Futuro da BSCA 

Vinicius aponta o trabalho na revisão do planejamento estratégico, que irá reforçar os valores da BSCA, consolidar ações e se preparar para uma nova gestão, a qual consolide o Brasil como “A Nação do Café”. 

“Otimizar os processos produtivos do café, aproximar o cafeicultor da ponta compradora, promover a imagem de excelência, qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade da nossa cafeicultura, além de estreitar elos com todos os segmentos dos setores público e privado, está no DNA da BSCA e esta é uma diretriz do conselho de administração da entidade para seguirmos eficientes em nossos propósitos. Minha expectativa é que o fortalecimento desta cadeia produtiva, com serviços de apoio da BSCA a todos os elos, seja por meio da educação, com todos os programas educacionais que mencionei acima, seja através da agenda de promoção internacional e nacional, concretize um futuro promissor aos cafés especiais do Brasil”, finaliza. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures