Dia de Campo realizado em Jaru (RO) aborda técnicas para produção de café clonal

Região tem potencial para este tipo de plantio, que vem recebendo incentivo do governo através da distribuição de mudas de café clonal para todo o estado

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Com o objetivo de conhecer as técnicas voltadas para a produção de café clonal, produtores rurais de Jaru e região participaram de um Dia de Campo realizado no Sítio Nova Esperança, da família do produtor Sr. José Roberto, localizado no Km 25, da Linha 608, em Jaru (RO). A região tem grande potencial para este tipo de plantio, que vem recebendo incentivo do governo estadual através da distribuição de mudas de café clonal para todo o estado de Rondônia. A ação foi desenvolvida pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) por meio de seu escritório local.

Para o governador Marcos Rocha, as políticas públicas voltadas para a produção de café, principalmente com a introdução do café clonal, têm contribuído para que o cafeicultor invista em um café de qualidade, fazendo com que Rondônia ganhe destaque fora do estado. “Essa é uma cadeia muito importante para o nosso estado. Por isso, estamos investindo na melhoria, qualidade e produtividade do café, e vamos avançar ainda mais com boas práticas, melhoramento genético e tecnologia”, disse.

Figura 1

Os produtores interessados em iniciar ou melhorar a sua lavoura de café contam com a assistência técnica dos extensionistas da Emater-RO, que levam as políticas públicas de desenvolvimento agropecuário às famílias no campo. “Nós entregamos mudas de café, de cacau e equipamentos agrícolas, e permanecemos ao lado do produtor rural dando toda a assistência necessária para que sua lavoura produza”, explicou Luciano Brandão, presidente da Emater-RO.

Durante as atividades do Dia de Campo, os produtores rurais puderam conhecer um pouco mais sobre as técnicas de incentivo, inovação, produção e qualificação da cultura cafeeira. Dentre os temas abordados pelos extensionistas, destacaram-se: qualidade do café, torra e degustação; implantação de lavouras e nutrição; manejo da lavoura e poda; e uso adequado de agrotóxicos.

O evento contou com apoio da Prefeitura de Jaru, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócios e Meio Ambiente. Além dos produtores rurais, também estiveram presentes o secretário executivo regional da Casa Civil, Cláudio Santos, o vice-prefeito, Jeverson Lima, o secretário municipal de agronegócio e meio ambiente, Cleverson Barbosa, o Sebrae, representado pela gerente local Aniele Caroline Tesser, o secretário executivo David Cortes, a deputada estadual Claudia de Jesus, e os vereadores Chiquinho da Emater, Schimiti Patroleiro e Valmir Carteiro.

As informações são da Emater-RO (por Wania Ressutti).

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Material escrito por:

Equipe CaféPoint

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.