ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Desvende as características da produção cafeeira do Cerrado Mineiro!

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/03/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

Por Natália Camoleze

A região do Cerrado Mineiro possui altitude e clima bastante propícios para a cafeicultura, sua topografia favorece a mecanização para os tratos culturais, inclusive para colheita, que neste caso é mais uniforme em termo de maturação dos grãos, o que chamamos de colheita seletiva. Outro fato significativo é a irrigação que permite melhor condução da lavoura, incluindo a fertirrigação.

Entramos em contato com Diretor Superintendente da Expocaccer, Simão Pedro de Lima, que nos explicou sobre a produção local e destaca que a cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro possui como principal característica a qualidade, pois é um local que vem proporcionalmente crescendo em termos de volume e qualidade, sendo essa última reconhecida nos mercados interno e externo.

“O Cerrado Mineiro possui altitude e climas bem definidos o que a torna uma localidade propícia à produção de cafés de qualidade. Em termos de bebida, as características marcantes são a doçura e as nuances de chocolate”, aponta.

Segundo Simão o clima é uma das condições básicas para a cafeicultura, pois o café necessita da alternância entre chuva e estiagem e temperaturas amenas ou baixa amplitude térmica. O frio é também um fator muito observado para a cafeicultura do Cerrado Mineiro, pois as baixas temperaturas podem afetar a produtividade do cafeeiro. Em termos climáticos, possui um certo equilíbrio, entre chuva e estiagem, o que favorece a cafeicultura da região.

O Diretor Superintendente destaca que outro fator que vem impactando a produção é a indisponibilidade e o alto preço dos fertilizantes que tiveram a demanda inicialmente alterada pela pandemia associada ao aumento da produção e recentemente, com a guerra na Ucrânia, teve impactos diretos no fornecimento destes produtos. “Tais situações geraram aumento do custo de produção e mesmo com o aumento do preço da saca de café, pode-se dizer que a margem não é tão expressiva como muitas pessoas estimam”.

Em fevereiro a Expocaccer recebeu da Nespresso o certificado “Prêmio Parceiro Confiável”. O documento confirmou a parceria, o comprometimento e a colaboração da Expocaccer e de seus cooperados para a conquista de metas e objetivos sustentáveis estabelecidos pela Nespresso, no Programa The Positive Cup 2020, que visa criar um café que tenha impacto positivo no mundo.

Simão aponta que esse certificado atesta a seriedade com a qual a Expocaccer trata os assuntos ligados aos seus cooperados e parceiros, neste caso a Nespresso, no que diz respeito aos aspectos comerciais. Atesta também a qualidade dos cafés produzidos pelos cooperados e processados pela cooperativa. “A Nespresso é uma das empresas mais representativas no mundo do café, com um padrão de qualidade respeitável e que é referência no mercado de cafés. Ser reconhecido como parceiro confiável é algo que, ao mesmo tempo que nos engradece, aumenta também a nossa responsabilidade”, pondera.

Para 2022, Simão explica que a Expocaccer aplicará a sua política de desenvolvimento humano com a implementação do seu plano de carreira e capacitação permanentes. Outra melhoria a ser realizada é a ampliação da estrutura física com a implantação da energia fotovoltaica.

“Um dos programas mais esperados da cooperativa será lançado ainda em 2022: o projeto Prime Coffee. Caracterizado como um programa de fidelidade entre o cooperado e a cooperativa, outra ação em andamento é o desenvolvimento da Agenda ESG Expocaccer”, finaliza.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures