ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Desvalorização do real brasileiro incentiva queda dos preços do café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/07/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

Os preços do café estão nitidamente mais baixos com a desvalorização atual do real brasileiro, que caiu -1,80% em relação ao dólar. A desvalorização do real incentiva a exportação dos produtores de café do Brasil.

Os preços do grão estão recebendo algum suporte subjacente da preocupação de que a seca excessiva no Brasil possa levar a menores rendimentos do café. A Somar Meteorologia informou na segunda-feira (11) que Minas Gerais não recebeu chuva na semana passada, ou 0% da média histórica, pela segunda semana consecutiva. O estado responde por cerca de 30% da safra de arábica do Brasil.

Os sinais de aumento da oferta global de café são de baixa para os preços depois que a Organização Internacional do Café (OIC) informou, na terça-feira passada (5), que as exportações globais de café em 2022 para outubro-maio aumentaram +1,3% no ano, em 88,506 milhões de sacas. Além disso, a Federação dos Produtores de Café da Colômbia informou na quarta-feira passada que as exportações de café da Colômbia em junho aumentaram +6% com relação ao ano anterior, para 939 mil sacas. A Colômbia é o segundo maior produtor mundial de café arábica.

O Departamento Geral de Alfândegas do Vietnã informou, no final do mês passado, que as exportações de café de junho do Vietnã aumentaram +13,3% com relação ao ano anterior, para 145 mil toneladas, e as exportações de café de janeiro a junho aumentaram +21,7% com relação ao ano anterior, para 1,027. O Vietnã é o maior produtor mundial de grãos de café robusta. O USDA, em 7 de junho, revisou sua estimativa de produção de café para o Vietnã, na safra 2021/22, de 31,1 milhões de sacas para 31,58 milhões de sacas, mas disse que a produção de 2022/23 cairia -2,2%, para 30,9 milhões de sacas.

Um fator de suporte para o café arábica está diminuindo os estoques de café ICE. Os estoques da espécie monitorados pela ICE continuaram a cair para uma nova baixa de 22 anos, de 789.981 sacas, na última sexta-feira (8).

Em um fator de baixa, o USDA, em seu relatório semestral divulgado em 23 de junho, projetou que a produção global de café, em 2022/23, aumentaria +4,7%, para 174,95 milhões de sacas, principalmente devido à entrada da safra de arábica do Brasil no início do ano do ciclo produtivo bienal. O USDA também projeta que os estoques finais globais de café, em 2022/23, aumentarão +6,3%, para 34,704 milhões de sacas.

A Organização Internacional do Café (OIC) recentemente cortou sua estimativa de oferta global 2020/21 para um déficit de -3,13 milhões de sacas em relação a estimativa anterior de um excedente de +1,2 milhão de sacas. Além disso, a OIC reduziu sua estimativa de produção global de café em 2020/21, de 168,88 milhões de sacas para 167,17 milhões de sacas, e aumentou sua estimativa de consumo global de café em 2020/21, de 167,68 milhões de sacas para 170,30 milhões de sacas. No entanto, o Citigroup, em 4 de maio, projetou que o mercado global de café, em 2022/23, passaria para um superávit de +3,5 milhões de sacas em relação a um déficit global de café em 2021/22, de -7,3 milhões de sacas.

As informações são do Barchart / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures