FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Curso sobre uso correto de agrotóxicos é o mais procurado no Senar-SP

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/10/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

O curso Agrotóxicos - Uso Correto e Seguro - NR 31.8, que traz a Norma Regulamentadora 31, do Ministério do Trabalho, é o mais procurado e oferecido pela área de Formação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Senar-SP). Em 2020, já foi ministrado a 378 turmas, totalizando 4 mil pessoas. Também havia sido o mais procurado em 2019, com 732 turmas, somando 9.200 alunos.

"A pandemia de Covid-19, infelizmente, prejudicou a realização dos nossos cursos. Por isso estamos com números totalmente atípicos. Mas, mesmo assim, procuramos dar todo o apoio e condições para que os produtores rurais continuem se capacitando, uma vez que eles mostraram, novamente, toda sua importância durante a crise", explica Tirso Meirelles, vice-presidente do Sistema Faesp/Senar-SP.

O curso apresenta abordagens teóricas e práticas que envolvem desde a aquisição dos produtos, transporte e armazenamento, passando pela parte da aplicação, com a identificação da classificação toxicológica, interpretação da bula, preparo e equipamentos de proteção individual, até a destinação correta das embalagens utilizadas.

"É importante destacar que isso também mostra a preocupação do produtor rural e de todo o setor no correto uso dos defensivos agrícolas, de modo que não haja danos à saúde do aplicador, e da população e ao meio ambiente", ressalta o vice-presidente.

Considerando todas as grades que envolvem o correto uso dos defensivos agrícolas, apenas em 2019, cerca de 11.400 pessoas foram capacitadas, em mais de 21.300 horas de aula/formação, em sete cursos diferentes. Em 2020, foram 5 mil pessoas, com 10 mil horas de capacitação, em cinco cursos diferentes.

Todos os participantes receberam certificados que são válidos durante as fiscalizações do Ministério Público do Trabalho e Ministério da Economia.

Mecanização também é o foco

A preocupação com a mecanização também está presente nos cursos de Formação Profissional ofertados pelo Senar-SP, sendo o segundo tema mais procurado e ofertado, uma vez que o estado de São Paulo possui uma grande frota de maquinários agrícolas.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a venda de máquinas agrícolas cresceu 3% em 2020, sendo boa parte de tratores. Mostrando essa tendência, o Senar-SP realizou 267 cursos de Operação e Manutenção de Tratores. Em 2019, foram 473. Segundo dados do Censo Agropecuário de 2017, os produtores paulistas têm 84 mil tratores.

As informações são do Senar-SP.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint