ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cup of Excellence Etiópia conquista novo recorde de amostras de café recebidas

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/03/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Alliance for Coffee Excellence (ACE) aponta que os agricultores que visitam seus centros de coleta compartilharam entusiasmo pela 2ª competição Cup of Excellence, após os resultados do ano passado em que o café vencedor foi vendido a US$ 185 por libra.

O vencedor da Cup of Excellence de 2020, Nigusie Gemeda, aponta que sua vitória encorajou muitos dos cafeicultores de sua região. “Meu sucesso foi como um alerta para meus vizinhos. Eles aprenderam que nosso café é especial e, com as boas práticas agrícolas necessárias, ele pode ser altamente valorizado. Eu acredito que posso ganhar novamente'', disse, ao enviar sua amostra ao centro de coleta de Hawassa.

Seus vizinhos seguiram seu exemplo e enviaram suas amostras, incluindo o cafeicultor Getahun Tadele de Sidama. ‘’Isso abriu nossos olhos e nos fez perceber o valor do nosso café’’, comentou. A 2ª edição do Cup of Excellence Etiópia recebeu 1.848 amostras de café, quebrando o recorde global da competição pela segunda vez em mais de 300 amostras.

O ministro da Agricultura, H.E Umar Hussein; o Diretor-Geral da Autoridade do Café e Chá, Dra. Adugna Debela; e o Diretor da Federal Cooperative Agency, Usman Surer, visitaram o centro de coleta de Jimma em 10 de fevereiro. Os especialistas testemunharam o processo de coleta de amostras e a triagem inicial dos cafés, incluindo teste de umidade e atividade de água, embalagem e armazenamento. Eles também conversaram com os agricultores que enviaram amostras e com a equipe do centro de coleta.

“Estamos satisfeitos com o que testemunhamos e com o nível de profissionalismo na coleta de amostras. Agradecemos e apoiamos os esforços [da ACE] para tornar a segunda competição Cup of Excellence um sucesso”, disse H.E Umer Hussein durante a visita.

Todas as amostras de café já chegaram ao centro de Addis Abeba, que se prepara para iniciar o processo de julgamento e treinamento de várias equipes, incluindo torrefadores e seleção do júri.

O júri realizará a primeira rodada de degustação até 5 de março. Esta etapa é um teste rápido de degustação da qualidade de cada amostra para identificar os 150 melhores cafés, que passarão para a próxima fase. A competição agora é liderada por uma parceria público-privada envolvendo a Associação de Exportadores de Café da Etiópia e a Autoridade de Café e Chá da Etiópia, com apoio técnico e financeiro da VCA.

O leilão do Cup of Excellence Etiópia será realizado em 24 de junho e o do vencedor nacional acontecerá entre os dias 28 de junho e 9 de julho.

As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint