ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Coronavírus pode pressionar preços do café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/03/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Organização Internacional do Café (OIC) afirma que o indicador dos preços do café caiu em fevereiro, para uma média de 102 centavos de dólar por libra-peso, uma redução de 4,6% na comparação com o mês anterior.

De acordo com o relatório mensal da entidade, o preço diário do composto da OIC obteve a mínima de 97,73 centavos de dólar por libra-peso no dia 4 e a máxima de 106,34 centavos de dólar por libra-peso em 28 de fevereiro.

“Temores sobre o efeito que o novo vírus pode ter sobre a demanda, principalmente para consumo fora de casa, e as amplas ofertas para o restante do ano, dado que a safra 2020/2021 do Brasil está no ano de sua produção bienal de arábica, exerceram pressão descendente no mercado”, avaliou a instituição, que tem sede em Londres, citando suas expectativas para os impactos para a disseminação do coronavírus pelo mundo. “Embora exista café suficiente para atender aos níveis de demanda existentes, cresce a preocupação com a disponibilidade imediata de arábica de qualidade”, acrescentou.

De acordo com a OIC, houve uma tendência de queda semelhante nos preços de todos os indicadores do grupo em fevereiro, embora a tendência tenha sido relativamente mais acentuada no caso dos Naturais Brasileiros. Neste segmento, a baixa do preço foi de 7,3%, para 102,62 centavos de dólar por libra-peso, enquanto o de Outros Suaves caiu 4,7%, para 135,5 centavos de dólar por libra-peso, e o de Suaves da Colômbia caiu 0,7%, para 146,43 centavos de dólar por libra-peso.

“Como resultado, o diferencial entre os suaves colombianos e outros suaves aumentou em fevereiro, mais do que dobrando para 10,93 centavos de dólar por libra-peso”, comparou a Organização.

Já os preços do canéfora diminuíram 3,5% em fevereiro em relação ao mês anterior, para 68,07 centavos de dólar por libra-peso. O mercado futuro de arábica de Nova York cedeu 8,9%, para uma média de 106,69 centavos de dólar por libra-peso em fevereiro, enquanto que no mercado futuro de Londres, o canéfora (robusta) declinou 3,3%, para 59,02 centavos de dólar por libra-peso. “Como resultado, o spread entre as espécies, medido nos mercados futuros de Nova York e Londres, caiu para 47,67 centavos de dólar por libra-peso, a segunda redução mensal consecutiva”, observou a entidade no relatório.

Em relação aos estoques de arábica, a queda foi de 0,5% em janeiro, quando comparado com o mês anterior, para 2,47 milhões de sacas, enquanto que os de canéfora aumentaram 4,6%, para 2,57 milhões de sacas. A volatilidade do indicador composto da OIC diminuiu 2,8 pontos porcentuais, para 7,8% nos últimos 12 meses.

No geral, a volatilidade de todos os indicadores caiu em fevereiro. Entre os indicadores do arábica, o de Naturais Brasileiros caiu 3,3 pontos porcentuais, para 10,5%; o Outros Suaves recuou 3,1 pontos porcentuais, para 8%; e o de Suaves da Colômbia, caiu 2,2 pontos porcentuais, para 8,5%.

As informações são do O Estado de São Paulo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures