FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Coronavírus impacta o Brasil e cuidados nas fazendas devem ser tomados

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/03/2020

0
2

A notícia de que o covid-19 (coronavírus) chegou ao Brasil deixou todos bem preocupados e abalados. São mais de 200 casos e a primeira morte foi confirmada hoje (17), em São Paulo. Os números de casos e de mortes pelo vírus fora do território chinês já ultrapassaram os registrados na própria China, afirmou o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, na segunda-feira (16).

Segundo monitoramento da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, foram registradas, em todo o mundo, 7.074 mortes pela doença. Dessas, 3.217 ocorreram na China.

Eventos por todo o Brasil estão sendo cancelados para evitar aglomerações em um mesmo local, conforme orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, já que o contato é a principal forma de transmissão.

Em relação ao mercado futuro do café, a Bolsa de Nova York (ICE Future US) encerrou o pregão desta segunda-feira (16) com baixas para os principais contratos no mercado futuro do arábica. Os mercados seguem reagindo às notícias ligadas à pandemia do coronavírus, com os investidores buscando antecipar quais serão os reais impactos dessa crise para a economia global.

"Os preços do café na segunda-feira caíram para mínimos de uma semana devido à fraqueza do real brasileiro e à preocupação de que a disseminação global do coronavírus reduza a demanda por café. Restaurantes, bares e cafeterias nos Estados Unidos e na Europa estão fechando para receber clientes", destacou o site internacional Barchart em sua análise diária. Em relação à embarcação do Porto de Santos, a Associação Comercial de Santos afirma que os serviços seguem normalmente.

O CaféPoint entrou em contato com Juliano Tarabal, superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, que acredita ainda ser muito complexo e recente para falarmos de perda dos valores do café. “O que já percebemos que iremos ter é a diminuição do consumo, já que as pessoas estão saindo menos de casa. Como aconteceu na China e nos Estados Unidos, com cafeterias que optaram por fechar lojas”, aponta.

Em relação à colheita, Tarabal aponta que no Cerrado a maioria das fazendas utiliza a colheita mecanizada, o que exige um emprego menor de mão de obra, ou seja, menos pessoas na fazenda, evitando a proliferação da doença. “É um momento de organização do País”, finaliza.

Leonardo Custódio, técnico em cafeicultura e supervisor de qualidade da empresa Agro Fonte Alta, aponta que o impacto do coronavírus está chegando na zona rural, visitas estão diminuindo e as cafeterias fechando. “Fazendas já estão pensando em como ficarão seus colaboradores, acredito que até no final dessa semana vai aumentar mais as ações”, aponta.

Para Leonardo, o importante é a atenção de todos para os cuidados com o vírus, sua transmissão e para que o produtor possa trabalhar de maneira mais inteligente. “Uma sugestão é que os colaboradores que vão trabalhar de ônibus ou coletivos recebam uma ajuda de custo para que cada um possa ir com veículo próprio, evitando a aglomeração nos transportes. Outra ideia simples é que cada um faça suas refeições em lugares alternativos da propriedade, evitando a reunião no refeitório, que normalmente é um lugar fechado”.

O importante é buscar informações em fontes confiáveis, pois muitas notícias mentirosas estão sendo disparadas em grupos de WhatsApp. Além disso, o Ministério da Saúde disponibilizou aplicativos para iOS e Android sobre o novo coronavírus com as seguintes funcionalidades: informações, dicas, mapa de unidades de saúde e avaliação rápida sobre a relação de sintomas relatados com a definição de caso suspeito do vírus.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.