FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Coopercam inaugura Usina de Energia Solar

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/07/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Cooperativa dos Cafeicultores de Campos Gerais e Campo do Meio (Coopercam) finalizou a instalação de uma Usina de Energia Solar Fotovoltaica na sua sede em Campos Gerais (MG). A novidade irá ajudar a Cooperativa a economizar mais de R$ 240 mil por ano. “Esse é um novo passo que estamos dando para reduzir os gastos na Cooperativa. Além disso, estamos aproveitando uma fonte natural para a geração de energia limpa e, assim, contribuir para o meio ambiente”, explica José Afonso Gomes, diretor administrativo da Coopercam.

Em um espaço de 4 mil/m², a Usina Fotovoltaica tem 192kWp de potência e 480 módulos fotovoltaicos. Essa estrutura irá gerar, em média, 23 mil kW de energia por mês. “São inúmeros os benefícios desse sistema. Para chancelar esse projeto, fizemos todos os estudos necessários. A conclusão a que chegamos é que vale muito a pena a Coopercam ter esse sistema em suas dependências, principalmente para a redução dos custos”, conta o diretor.

O Sistema de Compensação de Energia Elétrica está definido na Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, que possibilita benefícios aos consumidores que desejam gerar energia elétrica para consumo próprio a partir de fontes de energia renováveis e cogeração qualificada ou fornecer o excedente para a rede de distribuição da Cemig.

A energia gerada é usada para abater o consumo de energia elétrica da unidade. Mas, quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia (excedente) poderá ser utilizado para abater o consumo em meses subsequentes. Os créditos de energia gerados continuam válidos por 60 meses. “Essa é uma das maiores vantagens da Usina Fotovoltaica, pois toda a energia gerada irá reverter em vantagens para a própria Coopercam”, explica José Afonso.

Vantagens da energia solar

– Renovável: a energia provinda dos raios do sol pode ser considerada inesgotável. As tecnologias permitem o armazenamento de calor durante certo tempo, de forma que, quando não há sol, a produção de eletricidade não é prejudicada.

– Gratuita: como é um recurso oferecido pela natureza, não há custos. Com a correta localização da usina solar, pode-se ter o máximo de aproveitamento.

– Ocupa pouco espaço: a produção de energia solar não demanda a ocupação de grandes áreas, com processos de desocupação de regiões naturais.

– Não poluentes: ao contrário de outras fontes de energia, como as termoelétricas, as usinas solares não emitem poluentes na atmosfera.

– Baixa manutenção: as placas utilizadas na produção de energia são resistentes e oferecem baixos custos de manutenção.

– Acessível em lugares remotos:  por não exigir grandes investimentos em linhas de transmissão, as usinas solares conseguem beneficiar comunidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.