ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cooperativas mineiras acreditam que safra 2020/2021 não ultrapasse 61 milhões

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/03/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

No começo do ano, a consultoria INTL FCStone estimou que a safra 2020/2021 seria de 65,1 milhões, porém estiagem prolongada no ano passado e as chuvas em excesso este ano nas regiões produtoras de Minas Gerais podem ter prejudicado esse número. A expectativa é que a safra não ultrapasse os 61 milhões.

“Não acreditamos em uma supersafra em 2020, mas sim em um número próximo à colheita de 2018”, confirma o presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

Um fator que impedirá um resultado melhor já está consolidado. A seca e as altas temperaturas no início do segundo semestre do ano passado impediu o desenvolvimento de parte das floradas. Com isso, as rosetas, que em condições ideais deveriam estar hoje com 12 a 15 frutos, estão com 8 a 10, segundo o coordenador do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé, Éder Ribeiro dos Santos. “As rosetas estão banguelas”, compara o coordenador. A cooperativa, que é a maior do mundo em café, fica no sul de Minas Gerais, que produz 50% da safra brasileira da bebida.

“Com as chuvas, muitos produtores podem não ter conseguido entrar (nas plantações) e dar o trato necessário às lavouras”, aponta o representante da Cooxupé, se referindo, por exemplo, à aplicação de adubos e ao controle de pragas e doenças. Esse diagnóstico, se houve ou não prejuízo na saúde das plantas, só poderá ser feito às vésperas da colheita.

Fernando Cerqueira, diretor-presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Laginha (Coocafé), na Zona da Mata Mineira, afirma que os danos foram pontuais e não vão afetar a safra que começa a ser colhida em maio. A expectativa é que a região produza entre 7 milhões e 7,5 milhões de sacas. “Quando se aplica à região, a significância (dos prejuízos causados pela chuva) é baixa”, diz Cerqueira.

A analista de Agronegócios da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Ana Carolina Gomes, diz ser cedo para medir o impacto das condições climáticas na próxima safra do café, pelo fato de os grãos ainda estarem em formação.

A expectativa preliminar da Faemg é de que a safra que começa a ser colhida em maio atinja 31 milhões de sacas em Minas Gerais. A safra anterior foi de 24 milhões de sacas e teve impacto negativo por conta do oposto: falta de chuvas. “Houve quebra por causa da seca e das altas temperaturas. Na mesma galha havia grãos verdes junto a grãos maduros. Agora esperamos uma safra maior e com mais qualidade”, afirma a analista.

As informações são do Estadão Conteúdo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures