ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cooperativas de café se manifestam sobre safra

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/08/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0

Cooperativas produtoras de café dos estados de Minas Gerais e de São Paulo manifestam preocupação em relação às safras de 2019 e 2020, devido às variações climáticas que impactaram as lavouras cafeeiras, refletindo nos resultados de recebimento de café deste ano com uma quebra de no mínimo 10%. O potencial produtivo das lavouras para o próximo ano também está comprometido.

Abaixo segue manifestação na íntegra:

MANIFESTAÇÃO COOPERATIVAS DE CAFÉ SOBRE QUEBRA DE SAFRA

Nós, cooperativas de produtores de café dos estados de Minas Gerais e São Paulo - Capebe, Carpec, Coapeja, Cocapec, Cocarive, Cocatrel, Coccamig, Codepar, Coocafé, Coomap, Coopama, Cooperbom, Coopercam, Cooperrita, Coopervass, Cooxupé, Corples, Federação dos Cafeicultores do Cerrado e Minasul - manifestamos neste documento a nossa posição em relação às safras de 2019 e 2020.

Em relação à safra de 2019, tal comportamento do clima provocou, na área de atuação das cooperativas, uma má distribuição e irregularidade das chuvas, veranico em janeiro e grande número de floradas que resultaram em frutos desuniformes. Essas condições climáticas comprometeram o desenvolvimento e o potencial produtivo das lavouras e impactaram a safra de 2019 com variáveis quebras de produção.

Sobre a safra de 2020, o veranico de janeiro e exposição da planta a longos períodos de amplitude térmica provocaram uma desfolha acentuada nas lavouras e as geadas em diferentes áreas produtoras comprometeram o potencial produtivo. Estes impactos inviabilizarão o recorde e uma super safra em 2020, resultando em uma colheita inferior a de 2018.

Ressaltamos também que este cenário negativo poderá se agravar, caso o clima não seja favorável nos próximos meses. Baseados em estudos e avaliações técnicas que realizamos diretamente no campo, constatamos o comprometimento do volume de café arábica a ser colhido no Brasil.

Por estas razões, expectativas anteriormente suscitadas pelo mercado de uma safra recorde em 2020 não correspondem ao potencial produtivo do parque cafeeiro.

Assinam este documento: CAPEBE, CARPEC, COAPEJA, COCAPEC, COCARIVE, COCATREL, COCCAMIG, CODEPAR, COOCAFÉ, COOMAP, COOPAMA, COOPERBOM, COOPERCAM, COOPERRITA, COOPERVASS, COOXUPÉ , CORPLES, FEDERAÇÃO DOS CAFEICULTORES DO CERRADO E MINASUL.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures