ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cooperado da Expocaccer é destaque pelas práticas regenerativas realizadas na cafeicultura

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/04/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) tem se destacado pela adoção de práticas sustentáveis e regenerativas na cafeicultura. Recentemente, o cooperado Marcelo Montanari foi destaque no jornal da capital mineira, o Diário do Comércio, pelas iniciativas realizadas por meio do programa “Cultivado com Respeito”, um dos pilares da Nescafé Origens.

Montanari, que produz café há mais de 30 anos, é reconhecido pela sua dedicação e comprometimento com a produção sustentável de café. Ele utiliza técnicas agroecológicas e práticas regenerativas, como a produção de adubo orgânico a partir do próprio resíduo da lavoura e a rotação de culturas, para garantir uma produção saudável e sustentável.

O programa “Cultivado com Respeito”, da Nescafé Origens, tem como objetivo garantir a sustentabilidade do agronegócio café em todo o mundo. Para isso, a Nescafé trabalha em parceria com produtores de café em diversos países, incentivando a adoção de práticas sustentáveis e responsáveis.

Segundo Montanari, participar do programa tem sido uma experiência muito positiva. “O programa tem nos ajudado a adotar práticas ainda mais sustentáveis e a valorizar ainda mais a nossa produção. Além disso, temos acesso a um mercado muito mais exigente e consciente, que valoriza a qualidade do café e a sustentabilidade da produção”, afirma.

Para a Expocaccer, o destaque de produtor é motivo de orgulho e incentivo para os demais cooperados. “Acreditamos que a sustentabilidade é a chave para a garantia do futuro do agronegócio café. Por isso, temos investido em parcerias que incentivem a adoção de práticas sustentáveis e responsáveis por parte dos nossos cooperados”, diz o presidente da Expocaccer, Fernando Nogues Beloni.

A Nescafé é uma parceira de longa da data da Expocaccer e atualmente possuem trabalhos conjuntos nos seguintes projetos ligados à sustentabilidade: “Regenerar” que tem como foco a recuperação de áreas degradadas na produção de café, por meio da restauração da biodiversidade e da melhoria da qualidade do solo e a “Polinização Assistida”, que tem como objetivo promover melhorias na obtenção de frutos e maior produtividade na lavoura. 

Com a adoção de práticas regenerativas e sustentáveis, a Expocaccer é uma referência no Cerrado Mineiro, sendo considerada uma das principais cooperativas de produtores de café do país em qualidade e sustentabilidade. As ações voltadas às práticas sustentáveis têm permitido que os cooperados tenham acesso a um mercado mais exigente e consciente, que valoriza não apenas a qualidade do café, mas também a sustentabilidade da produção.

Um dos marcos mais significativos da história da cooperativa foi a conquista da primeira certificação do mundo de cafeicultura regenerativa pelo cooperado e presidente da Expocaccer, Fernando Beloni.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures