ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Coopeavi sedia testes do principal instituto de qualidade de café do mundo

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/09/2022

3 MIN DE LEITURA

0
1

De 16 a 19 de agosto e de 29 de agosto a 3 de setembro, o laboratório da Pronova Coffee Stories, sede do Negócio Café, da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), em Venda Nova do Imigrante (ES), recebeu uma iniciativa inédita para certificar internacionalmente degustadores ligados à Coopeavi e outras cooperativas capixabas na prova de café “Fine Robusta-Conilon” ou canephora.

Um grupo de 16 profissionais, sendo cinco da Coopeavi, passou por exames para obtenção da licença Q Robusta Grader, do Coffee Quality Institute (CQI), considerado o mais importante na certificação de cafés especiais do mundo. Sob instrução do americano Joel Shuler (CQI), os testes aconteceram na segunda etapa do Programa de Capacitação e Certificação R-Grader Coffee Company, uma realização da OCB/ES, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Os degustadores fizeram provas teóricas e de cupping para ingressarem no seleto grupo de profissionais certificados para a prova de “Fine Robusta-Conilon” ou canephora, conhecidos no meio pela sigla R-Grader. O foco de atuação R-Grader é o comércio de café com qualidade certificada. Com a licença do CQI, o profissional se torna apto a avaliar a diferença de cafés de várias origens.

Segundo o coordenador de Café Especial da Coopeavi e participante do programa, Carlos Altoé, o café canephora apresenta algumas padronizações diferentes, a exemplo da salinidade, que não é trabalhada sensorialmente no arábica. “O programa atende às novas exigências do mercado, e nós precisamos capacitar os degustadores para estarem aptos a reconhecer a qualidade do produto”, destaca.

Para o gerente executivo de Café da Coopeavi, Giliarde Cardoso, a certificação mostra o espaço atualmente ocupado pelo conilon no mercado de cafés especiais e que, ao profissionalizar os degustadores, contribui para o reconhecimento do potencial da espécie. “Já há muitos anos, a cooperativa investe no mercado de conilon especial. Uma prova disso é o Prêmio Pio Corteletti, com mais de 12 anos e que desde o lançamento contempla a categoria ‘conilon especial’. De lá pra cá, vimos muita coisa evoluir, tanto na relação com os produtores, que vêm fazendo um excelente trabalho, quanto na própria relação com o mercado em si, que cada vez mais se mostra maduro e aberto para este produto”, analisa Cardoso.

O analista de Mercado do Sistema OCB/ES, Alexandre Ferreira, afirma que o “R-Grader Coffee Coop” é a realização de um sonho, pois foram anos de planejamento e inúmeros desafios superados. “Tudo isso vem ao encontro do trabalho de qualidade que é realizado com muito esmero pelas cooperativas em prol dos cooperados. Ressalto o papel fundamental do Sistema OCB/ES e do Sebrae/ES, que acreditaram e entenderam a necessidade desses investimentos e vislumbraram os resultados que eles trarão aos cooperados e demais produtores capixabas. É o maior número de profissionais capacitados com esse conjunto específico de ações dentro de um programa setorial que envolve o cooperativismo, e estamos com grandes expectativas dos frutos que colheremos a partir desses investimentos”.

Programa é o 1º do Brasil a usar Kit de sabores do café

Os 16 provadores participantes do programa foram também os primeiros profissionais brasileiros a usarem uma metodologia inédita em treinamentos nessa área. Trata-se do kit de sabores de café, desenvolvido pelo consultor em Gestão Sensorial de Bebidas e Alimentos Ensei Uejo Neto (The Coffee Traveler), que ministrou a primeira etapa, de 16 a 19 de agosto.

Produzido pela indústria farmacêutica inglesa FlavorActiV, o kit conta com cápsulas coloridas contendo atributos e defeitos, sem o risco de contaminação para os profissionais responsáveis em atestar a qualidade da bebida. As cápsulas podem ser colocadas na água ou diretamente na xícara de café para ampliar a experiência sensorial dos degustadores.

Ensei Neto levou dois jogos (seis com defeitos e a mesma quantidade com atributos), que conseguem replicar mais de 30 casos possíveis na prática profissional. “O kit completo tem 18 cápsulas, mas conseguiu resumir a dois jogos para ficar mais acessível e prático, e isso democratiza o treinamento dos provadores”, explica.

De acordo com o consultor, o projeto com sabores de café já foi homologado pela Specialty Coffee Association (SCA)/Coffee Quality Institute (CQI), que tornou o kit material oficial para esse tipo de treinamento. “Diferentemente da prova real, as cápsulas não apresentam risco no consumo. Defeito com café tem que se ter medo, porque, caso o degustador se descuidar e engolir, pode se intoxicar com as toxinas. E o kit vem contribuir para aumentar a qualidade dos cafés. Se o comprador detecta terra, por exemplo, não fecha negócio, pois contém toxina cancerígena”, comenta.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures