Um estudo da Universidade de Catania, na Itália, sugere que a combinação do consumo de café com a terapia de reposição hormonal poderia reduzir os riscos de diabetes, doença cardiovascular e câncer de mama em mulheres na pós-menopausa. De acordo com os pesquisadores, o consumo da bebida é associado à menor incidência de diabetes, e a reposição hormonal pode reduzir a resistência à insulina, que é um fator de risco para as três doenças.
Para analisar o efeito da combinação de ambos na resistência à insulina e em outros fatores nutricionais e clínicos, os pesquisadores avaliaram 478 mulheres não-diabéticas que estavam na pós-menopausa - 360 faziam a reposição hormonal por pelo menos dois anos, e 118 nunca haviam feito a terapia.
E os resultados indicaram que mulheres que faziam a terapia apresentavam menor resistência à insulina, mas não uma menor prevalência de hipertensão arterial. O consumo de café também foi associado com redução na resistência à insulina, mas apenas entre as mulheres não-obesas que faziam reposição hormonal. Além disso, quanto maior o índice de massa corporal, maior era a resistência à insulina, indicando a obesidade como fator de risco para diabetes. As informações são da revista Climacteric.
Consumo de café pode diminuir o risco de diabetes
Um estudo da Universidade de Catania, na Itália, sugere que a combinação do consumo de café com a terapia de reposição hormonal poderia reduzir os riscos de diabetes, doença cardiovascular e câncer de mama em mulheres na pós-menopausa. De acordo com os pesquisadores, o consumo da bebida é associado à menor incidência de diabetes, e a reposição hormonal pode reduzir a resistência à insulina, que é um fator de risco para as três doenças.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em:
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!