ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conselho Nacional do Café representa oficialmente o Brasil em evento realizado pela GCP na Alemanha

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/07/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

No final de junho, a Plataforma Global do Café (GCP) reuniu-se para a realização da Assembleia de Membros e o Country Congress, em Bonn, na Alemanha. O evento contou com a participação do Conselho Nacional do Café (CNC), como representante oficial do Brasil, e de especialistas internacionais, para promover discussões sobre estratégias para a sustentabilidade e prosperidade dos cafeicultores.

A reunião abordou a Estratégia GCP 2.0, com a presença do consultor Donald Summers e da representante da GCP Global, Lauren Weiss. Os representantes brasileiros da GCP, Pedro Ronca, Eduardo Matavelli, Tamara Barim, discutiram a elaboração de um plano de negócios para a organização. O objetivo é levantar fundos para alcançar as metas da GCP.

O intuito da GCP Global é reduzir a diferença entre a renda atual dos cafeicultores e obter uma renda próspera até 2030. No Brasil, a GCP tem como foco aumentar a resiliência dos produtores às mudanças climáticas, um dos principais desafios enfrentados pelo país, para garantir a prosperidade de 100 mil pequenos e médios cafeicultores até 2030.

Marion Feige-Muller, pesquisadora do Centro de Pesquisas BASIC (França), apresentou um estudo sobre a distribuição de custos ao longo da cadeia de valor do café, com foco no mercado alemão. O objetivo é melhorar a acessibilidade, transparência e compreensão das informações relacionadas aos modos de produção e consumo do café. Marion solicitou apoio para obter dados sobre os custos de produção, cadeias de abastecimento, armazenagem, impostos e controle de qualidade no Brasil.

No dia 27 de junho, ocorreu a Assembleia de Membros “Defendendo a Sustentabilidade do Café”. Annette Pensel apresentou as conquistas alcançadas em conjunto com os membros e destacou o fortalecimento da Plataforma por meio de novas parcerias. A estratégia GCP 2.0 busca alcançar uma mudança transformacional na prosperidade dos agricultores, visando atingir mais de 1 milhão de cafeicultores até 2030.

O encontro destacou a importância da transparência na cadeia de produção do café e a necessidade de garantia de preços justos e a adaptação às mudanças climáticas. Os Planos Nacionais da GCP Brasil foram considerados um passo importante para enfrentar esses desafios, com propostas ambiciosas que exigem o apoio de membros e investimentos internos e externos.

O Conselho Nacional do Café (CNC) foi o convidado especial para representar a GCP Brasil em um painel sobre os principais desafios enfrentados pelos agricultores no país. Representantes de Honduras, Indonésia, Quênia, Uganda e Vietnã também participaram para compartilhar suas perspectivas. 

“A entidade entende que, como representante da produção, deve estar presente em todas as discussões que possam impactar a vida dos cafeicultores brasileiros para não serem surpreendidos por propostas e ações que possam causar aumentos nos custos de produção ou obrigação adicional à legislação brasileira”, analisou Silas Brasileiro, presidente do CNC.

As informações são do CNC.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures