ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conselho Nacional do Café destaca importância do seguro rural para cafeicultura

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/01/2022

1 MIN DE LEITURA

0
0

O produtor de café deve considerar obter o seguro rural por conta das adversidades climáticas atuais. Com a produtividade crescente e cotações das mais variadas, é uma cultura com alto índice de especulação. O seguro é uma forma de proteger não somente a planta, mas também a rentabilidade do produtor. O Conselho Nacional do Café (CNC) destaca que o cafeicultor muitas vezes não faz o seguro por desconhecimento e que esse trabalho vem sendo desenvolvido constantemente através dos Comitês Técnicos do Conselho Nacional do Café (CNC) e de nossas cooperativas.

Em 2021 foram contratadas 217.934 apólices, considerando todas as culturas. Os produtores de grãos sabem da importância do seguro e representaram 75,94% do volume total de contratações. Já o café teve um desempenho de 3,52%, porém, os números representaram um crescimento de mais de 40% em relação ao ano anterior. O governo subsidiou um montante de mais de R$ 1,18 bilhão em 2021. A agricultura teve 14.007,152 hectares segurados no ano passado. Os estados que mais contrataram foram: Paraná (38%), Rio Grande do Sul (21%), São Paulo (14%), Santa Catarina (7%) e Minas Gerais (6%).

É importante destacar que está tramitando na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2700/21, que transfere para o orçamento das Operações Oficiais de Crédito (2OOC) os recursos destinados à subvenção econômica do Prêmio do Seguro Rural (PSR), que hoje estão alocados no Ministério da Agricultura.

O texto altera a Lei 10.823/03, que autorizou o governo federal a pagar parte do prêmio devido pelo agricultor ao contratar o seguro rural. O seguro cobre as perdas decorrentes principalmente de fenômenos climáticos adversos, como seca e geada.

O Conselho Nacional do Café tem acompanhado de perto a tramitação desse projeto, que se aprovado garantirá a execução das despesas reservadas para a subvenção econômica ao PSR. As Operações Oficiais de Crédito (2OOC) estão entre os órgãos que não são afetadas pelos contingenciamentos periódicos decretados pelo governo, diferente do que ocorre com o Ministério da Agricultura.

“Acreditamos que o cafeicultor deve considerar a contratação de um seguro para sua lavoura, pois é a garantia de que em um momento de crise hídrica ou geada severa, ele não estará desprovido de capital para manter-se no campo e se ver obrigado a abandonar a cultura a que tanto se dedica”, destaca o CNC.

As informações são do CNC e MAPA.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures