ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conheça os programas que o Cecafé oferece aos produtores

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/04/2019

3 MIN DE LEITURA

0
0

No mês de março ocorreu o seminário Café: Quão sustentável é o nosso futuro?, realizado no Quênia. O evento foi exemplo de colaboração entre a Organização Internacional do Café (OIC), a Global Plataforma do Café (GCP) e o Governo anfitrião do Quênia, durante a 124ª Sessão do Conselho Internacional do Café. O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) esteve presente com o diretor geral Marcos Matos.

Marcos promoveu um debate no Painel “Colaboração público-privada para garantir a viabilidade econômica da cafeicultura”, que tinha como objetivo compartilhar os exemplos concretos desenvolvidos pelo Brasil, os fatores de sucesso e desafios do setor.

O Cecafé tem atuado para fomentar o conhecimento e as boas práticas nas regiões produtoras de café, com base nos Programas Criança do Café na Escola, Produtor Informado e Café Seguro, com importantes resultados que fortalecem a sustentabilidade de todos os seguimentos da cadeia produtiva.

O Programa Criança do Café na Escola, implementado a partir de 2003, já atendeu a 45 mil crianças das escolas públicas do meio rural. Com um investimento atualizado de R$ 9 milhões, o Programa conta com acesso a cerca de 137 laboratórios digitais, sendo 116 com internet, em 95 regiões produtoras dos sete estados mais importantes para a cafeicultura brasileira.

O Programa Produtor Informado foi criado pelo Cecafé em 2006 com o intuito de levar inclusão digital para o meio rural. A partir de 2015, com a parceria da Plataforma Global do Café, foram incluídas as boas práticas agrícolas e a atenção à legislação ambiental e trabalhista, com base no currículo de sustentabilidade da cafeicultura. Além das aulas, foram promovidos diversos dias de campo, com o objetivo de mostrar na prática os esforços na busca pela produção de café cada vez mais sustentável, com o aumento da produtividade e ampliação da aplicação de pesquisa, tecnologia e melhorias no campo. Até 2019, o Programa almeja capacitar aproximadamente seis mil produtores.

Atento às demandas internacionais para o setor, o Cecafé apoia o Projeto Mesa Café Brasil, a convite do Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO) e da Catholic Relief Services (CRS). A iniciativa visa promover aspectos de transparência e promoção do trabalho decente no setor cafeeiro do Brasil e conta com o apoio de certificadoras, governos e importantes torrefadores internacionais.

Outro destaque é o Programa Café Seguro, que consiste em uma série de ações para orientar o produtor em relação aos cuidados no processo de produção que garantam, por exemplo, o uso correto de agroquímicos, beneficiando o consumidor, a qualidade do grão de café e protegendo o meio ambiente.

Os associados do Cecafé assumiram o próprio Código de Ética e Conduta, que busca ampliar para toda a cadeia de fornecimento os preceitos da ética e compromisso com as normas legais vigentes no país. Para tanto, foi criado o Selo de Sustentabilidade, seguindo os princípios estabelecidos no Código.

Durante as discussões da Sessão do Conselho Internacional do Café o Brasil foi eleito para presidir os trabalhos de negociação do novo Acordo Internacional do Café (AIC). O acordo atual, de 2007, vence em 2021. O AIC é o tratado internacional que define os objetivos da Organização Internacional do Café (OIC), cujo diretor-executivo é o brasileiro José Sette.

A Organização reúne países exportadores e importadores, com o objetivo de enfrentar os desafios do setor. Seus membros representam 98% da produção e 67% do consumo mundial de café. O Brasil, como maior produtor e exportador mundial do produto, além de segundo maior consumidor e referência em sustentabilidade mundial, devido às leis sociais e ambientais mais rígidas do mundo, será o protagonista para a elaboração do novo Acordo Internacional do Café (AIC).

As informações são do Cecafé.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures