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Conheça as funções da Organização Internacional do Café (OIC)

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/06/2022

1 MIN DE LEITURA

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A Organização Internacional do Café (OIC) é a principal organização intergovernamental do setor, reunindo governos, exportadores e importadores para enfrentar os desafios da cafeicultura mundial por meio da cooperação internacional. Os governos membros representam 98% da produção mundial de café e 67% do consumo mundial. Atualmente, a instituição é dirigida pela brasileira Vanusia Nogueira.

Foi estabelecida em 1963, quando o primeiro Convênio Internacional do Café, negociado em 1962, entrou em vigor por um período de cinco anos. Desde então, vem funcionando ao abrigo de sucessivos Convênios – o Convênio de 1968 e suas duas prorrogações; o Convênio de 1976, com uma prorrogação; o Convênio de 1983 e suas quatro prorrogações; o Convênio de 1994, com uma prorrogação; e o Convênio de 2001, com quatro prorrogações. 

O Convênio mais recente – o Acordo Internacional do Café de 2007 – foi adotado pelo Conselho em setembro de 2007 e entrou definitivamente em vigor em 2 de fevereiro de 2011, vigente até fevereiro de 2024, que será sucedido pelo Novo Acordo a ser aprovado em 2022.

A missão da OIC é fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável num clima de mercado para a melhoria de todos os participantes do setor cafeeiro. Oferece uma contribuição prática para o desenvolvimento de um setor cafeeiro mundial sustentável e para a redução da pobreza nos países em desenvolvimento ao:

  • Permitir que governos e o setor privado troquem opiniões sobre questões cafeeiras, condições e tendências do mercado e coordenam políticas em reuniões de alto nível;

  • Desenvolver e buscar financiamento para projetos que beneficiam a economia cafeeira mundial;

  • Promover a qualidade do café por meio de um Programa de Melhoria da Qualidade;

  • Promover a transparência do mercado, fornecendo uma ampla gama de estatísticas sobre o setor cafeeiro mundial;

  • Desenvolver o consumo e os mercados de café por meio de atividades inovadoras;

  • Incentivar o desenvolvimento de estratégias para aumentar a capacidade das comunidades locais e dos pequenos agricultores;

  • Promover programas de treinamento e informação para auxiliar na transferência de tecnologia relevante para o café;

  • Facilitar informações sobre ferramentas e serviços financeiros para auxiliar os produtores;

  • Fornecer informações econômicas, técnicas e científicas, objetivas e abrangentes, sobre o setor cafeeiro mundial.

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