Conab: produção de café deve ser de 45,54 milhões sc

A produção brasileira de café beneficiado deve atingir neste ano 45,54 milhões de sacas de 60 quilos. O volume representa 35% a mais que a safra anterior. Serão 34,70 milhões de sacas do tipo arábica e 10,84 milhões de conilon. Os números fazem parte do 2o levantamento da safra de café 2008, divulgado nesta quinta-feira (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

A produção brasileira de café beneficiado deve atingir neste ano 45,54 milhões de sacas de 60 quilos. O volume representa 35% a mais que a safra anterior. Serão 34,70 milhões de sacas do tipo arábica e 10,84 milhões de conilon. Os números fazem parte do 2o levantamento da safra de café 2008, divulgado nesta quinta-feira (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Esta é a segunda maior safra dos últimos 10 anos, ficando atrás apenas da produção histórica do ciclo 2002/03, quando chegou a 48,48 milhões. De acordo com a estatal, o rendimento é consequência da bienalidade positiva da cultura, que se altera entre um ano de alta seguido por outro de baixa. Os investimentos em tratos culturais e as chuvas que ocorreram no final de 2007 nas principais regiões produtoras também contribuíram para o resultado atual.

A região Sudeste responde por 84,32% da produção nacional. O maior destaque fica com Minas Gerais (22,9 milhões de sacas). O Espírito Santo ocupa o segundo lugar, com 10,52 milhões de sacas, seguido por São Paulo, com 4,7 milhões. Nas outras regiões, os maiores produtores são a Bahia e o Paraná que produzem juntos 4,62 milhões de sacas.

A área total está estimada em 2,29 milhões de hectares, um crescimento de 1,08 %, quando comparada à safra anterior. As terras cultivadas estão divididas em 91,95% com cafeeiros em produção e o restante com plantas ainda em formação. A colheita começou na última quinzena de março e deve se estender até o início de outubro, dependendo da região. O pico ocorrerá entre maio e julho, quando 75% da colheita estarão concluídos.

A pesquisa de campo foi realizada no período de 31 de março a 11 de abril e mobilizou 189 técnicos da estatal e de instituições parceiras. Foram entrevistados 2.750 representantes do setor, entre agricultores, cooperativas, órgãos públicos e privados. As informações são do Mapa.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no CaféPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

ANTONIO AUGUSTO REIS
ANTONIO AUGUSTO REIS

VARGINHA - MINAS GERAIS

EM 09/05/2008

Números oficiais por fonte credenciada: pública ou privada - o que importa é a sua credibilidade. quanto mais próximo ficar do realizado, mais credibilidade. Torço por ela.

O nosso país precisa disso para avançar cada vez mais. O preocupante é que a crescente desvalorização do dólar a nível mundial (com bastante intensidade aqui no brasil), associado ao aumento vertiginoso do barril de petróleo (leia-se aumento do nitrogênio: uréia, nitrato e sulfato de amônio, etc); a sobre-taxação da exportação de fertilizantes pela china; a alta demanda por fertilizantes provocado pela cana, milho e soja, sem contar o aumento bem acima da inflação do salário minimo, provocou e provocará ainda mais, se não for feito alguma coisa significativa, o comprometimento da renda do produtor do café, principalmente do arábica (mais exigente em tratos culturais).

O governo está sinalizando R$ 300 milhões para o Pepro deste ano. O que isto representa em percentual da produção? (Vamos considerar o Ppepro entre 25 a 35,00 a saca)

Onde fica a nossa renda para cumprir, além dos outros compromissos, aqueles advindos da renegociação da dívidas dos produtores que será apresentada brevemente pelo governo ?

O pais está num bom momento no geral, mas na sua principal cultura do passado e precursor de tudo que existe hoje no pais, "o café arábica", este está agonizando.

Responsáveis por políticas: cuidem dele, em respeito a milhões de brasileiros dependentes dessa cultura e de suas derivações.
Paschoal Gianneti Ventorim
PASCHOAL GIANNETI VENTORIM

ESPÍRITO SANTO

EM 08/05/2008

Prezado Luiz Devos,

O norte do ES tem a mesma dúvida sua. O conillon teve nessa região uma supersafra no ano passado e todos os produtores esperam safra menor, talvez uns 70% do que produziu em 2007.
Os órgão públicos deveriam trabalhar com maior segurança, pois previsões desse tipo podem causar grandes prejuízos aos produtores e consequentemente muito lucro aos compradores.
Vamos torcer para que a CONAB esteja com a razão.
Luiz Devos
LUIZ DEVOS

SACRAMENTO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/05/2008

Com todo respeito e confiança que tenho pela CONAB, terei de fazer muita força para acreditar nestes numeros. As lavouras que conheço em minha região não prometem isto. Talvez a seca na época da florada por aqui foi mais escaldante do que nas demais regiões pesquisadas. Deve estar ai a razão da minha dúvida. Essa média de quase 20 sacas por ha que foi anunciada, aqui seria um motivo para muita festa, e talvez até alguns carros novos na garagem, e são coisas que não se está vendo. Deixo uma pergunta somente a titulo de curiosidade: se não tivesse ocorrido aquela seca, qual seria a produção de café prevista para este ano? É um caso a pensar!

Vamos esperar o final da colheita. Então veremos.

E os estoques de passagens? Não falaram nada.

ABRAÇOS