ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

24º Simpósio de Cafeicultura da Região das Matas de Minas debate sobre comercialização de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/04/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Durante o 24º Simpósio de Cafeicultura da Região das Matas de Minas, realizado nos dias 12 e 13 de abril, em Manhuaçu (MG), o diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, participou do painel “Comercialização de café: ferramentas comerciais, perspectivas do mercado e oferta x demanda”. 

Na ocasião, ele destacou o grande potencial de mercado dos cafés produzidos na Região das Matas de Minas, por conta da diversidade de produtos e da prática da agricultura regenerativa. Apontou as tendências da governança socioambiental e as regras globais do mercado consumidor, cada vez mais ligado à sustentabilidade.

“As novas regras devem entrar em vigor nos próximos meses, mas o Brasil tem tudo para atender a essa demanda, manter e ampliar o mercado. União Europeia e Estados Unidos serão os primeiros a implantar as novas regulações, porém Reino Unido, Suíça e países asiáticos devem seguir essas tendências. Juntas, essas nações respondem por mais de 80% de nossas exportações. Precisamos fazer uma governança bem organizada para a promoção da imagem, fazendo com que o mundo reconheça ainda mais os nossos pontos fortes e nos recompense por isso”, comentou.

O painel foi mediado pelo gerente Regional Viçosa do Sistema Faemg/Senar, Marcos Reis, e contou com a participação de Francisco Rabelo, commodity trader da Nater Coop, e de Paulo Március, consultor da CNA AgroBR.

O Simpósio foi realizado pela Associação Comercial Industrial e Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM), em parceria com Emater-MG, Associação de Mulheres do Café das Matas de Minas e Caparaó (AMUC), Sindicatos de Produtores Rurais, Senar Minas, Faemg, Conselho das Matas de Minas, Secretaria de Agricultura de Manhuaçu e Instituto Federal Sudeste de Minas, e abordou temas como qualidade, mercado, tecnologia e produtividade e teve o objetivo de agregar valor à cadeia produtiva e promover o uso de tecnologia no setor.

Já nos dias 13 e 14 de abril, o Cecafé esteve presente em Paraguaçu (MG) para o segundo encontro da Comunidade de Prática (CdP), da fase lll do Projeto Coffee&Climate, promovido pela Fundação Neumann do Brasil e sediado pela Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu (Coomap). O evento teve o objetivo de discutir as práticas em desenvolvimento no país relacionadas à cafeicultura regenerativa.

“O tema é de grande importância para o setor cafeeiro e está conectado aos principais desafios da economia global, que são a necessidade de equilibrar a mitigação das mudanças climáticas e a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, com a garantia de segurança alimentar e regularidade de oferta de energia e de matérias-primas sustentáveis para a manutenção dos processos produtivos”, comentou Silvia Pizzol, gestora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Cecafé.

Ela comenta, ainda, que essa é uma tendência de mercado, visto que as grandes multinacionais do setor agroalimentar, atentas à crescente demanda dos consumidores por alimentos e bebidas saudáveis e sustentáveis e aos riscos ao abastecimento de matérias-primas, devido às irregularidades climáticas, estão aderindo à agricultura regenerativa como estratégia de sustentabilidade. 

As informações são do Cecafé.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures