ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Combinação de herbicidas favorece controle de ervas na linha de cafeeiros novos

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/01/2019

1
0

O uso de herbicidas pra controle do mato em cafeeiros jovens vem dando bons resultados, em especial quando se combinam herbicidas específicos, mais seletivos e de efeitos complementares.

O controle do mato em cafezais é uma pratica importante para reduzir a concorrência das ervas com os cafeeiros, a qual se estabelece em função das plantas daninhas também necessitarem, como as plantas de café, da água, dos nutrientes e da luz, isto na mesma área onde crescem os cafeeiros.

Em plantas de café ainda jovens, na fase de sua formação, a concorrência do mato é mais danosa, pois o sistema radicular do cafeeiro é ainda pequeno e superficial e a sua folhagem não cobre o terreno, assim as ervas podem crescer bem junto às plantas de café, na linha de cafeeiros, beneficiadas pela própria adubação do café. Nessa condição, onde as plantas de café são pequenas, o mato alto abafa e reduz a luz disponível para o crescimento dos cafeeiros, os quais se tornam amarelados e pernalongas.

O sistema tradicional de controle do mato na linha de cafeeiros jovens é através da capina manual, operação chamada de trilha, isto porque os herbicidas normais usados, como o Glifosato e outros, causam fitotoxidez por deriva. Nos últimos anos, com a carência e elevado custo da mão de obra foram desenvolvidas alternativas de uso de herbicidas para controle do mato na linha. Inicialmente foi utilizado o produto a base de Oxifluorfen (Goal e outros) em pré-emergência. Depois foi desenvolvido o uso de produtos mais seletivos, de pós-emergência, como os à base de Clethodin(Select e outros) e Haloxifop-P-Metilico (Verdict e outros) estes eficientes contra ervas de folhas estreitas, em combinação com produtos à base de Clorimuron, estes para folhas largas.

Como os herbicidas citados em pós-emergência atuam melhor em ervas mais novas e, ainda, diante da conveniência em atuar contra a sementeira, foi desenvolvida recentemente, a combinação de 3 produtos, os dois de pós-emergência, mais o Goal, numa mesma aplicação. Os resultados mostram vantagens até sobre ervas maiores, pois parece que o Goal ativou um pouco os produtos de pós-emergência, além do que, ao cair no solo, propicia maior efeito residual de controle.
As doses utilizadas na combinação dos produtos são as seguintes: para 200 litros de calda - Select 0,5 a 0,8 l, conforme o tamanho do mato + 100 g de Clorimuron + 1,5 l de Goal, ou similar e + 100 ml de espalhante siliconado. A aplicação deve ser feita em jato dirigido, sem aplicar sobre os cafeeiros.

Efeito de controle do mato na linha de cafeeiros jovens, com o uso de combinação de herbicidas de pós-emergência(Select e Clorimuron) mais de pré (Goal) sobre mato normal, sendo melhores resultados em mato mais novo.

Efeito de controle do mato na linha de cafeeiros jovens, com o uso de combinação de herbicidas de pós-emergência(Select e Clorimuron) mais de pré (Goal) sobre mato normal, sendo melhores resultados em mato mais novo

Mesmo em mato mais velho e sobre a própria brachiaria, melhor efeito da combinação de herbicidas aplicados na linha de cafeeiros jovens, sem prejuizos sobre os cafeeiros. Sob a condição de mato alto, o capim colchão se mostra um pouco mais resistente e, ao contrário, o picão preto é muito facilmente controlado

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ADONIS CERRI

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/01/2019

Boa noite parabéns Matielo, essa combinação vai me ajudar muito.
grato Adonis.