ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia enfrenta problemas com queda de produção e exportação de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/09/2023

1 MIN DE LEITURA

0
0

Populares por sua qualidade e quantidade, os cafés colombianos são facilmente encontrados em diferentes lugares, uma vez que o país é o terceiro maior produtor mundial. Mas esse status pode estar ameaçado por fatores como o clima imprevisível e a economia global turbulenta, que atualmente causam grandes problemas à produção cafeeira e deixam muitos agricultores à procura de respostas.

Conforme relatado pelo El País, os desafios que a Colômbia enfrenta hoje são familiares. Padrões climáticos adversos estão limitando a produção total de café do país, em particular, as secas prolongadas, causadas pelo El Niño, não permitem que as cerejas amadureçam. Além disso, as estações chuvosas mais intensas levam as cerejas a caírem dos pés antes do tempo. 

Mas o clima é apenas um dos fatores que impactaram a produção colombiana anual de café - que registrou um declínio de 14 milhões de sacas para 11 milhões de sacas -, a procura global pelos grãos também está em queda. Uma estimativa do Rabobank concluiu que as importações de café para a União Europeia e para o Reino Unido diminuíram em 13% no segundo trimestre deste ano, enquanto que os Estados Unidos registraram uma queda de 11% ano após ano. 

Enquanto isso, o país deve lidar com o mercado impulsionado pela produção no Brasil, o maior produtor mundial de café. Atualmente, uma colheita abundante de 64 milhões de sacas - juntamente com outra esperada para o próximo ano - já está levando à queda nos preços do grão. Tudo isto contribui para o que Albert Scala, vice-presidente da StoneX, empresa de serviços financeiros, chama de “mudança geracional”. Sendo a produção de café imprevisível, na melhor das hipóteses, e pouco lucrativa, na pior, muitos dos jovens estão abandonando o trabalho rural e dirigindo-se para a cidade.

É um futuro incerto para o café, tanto na Colômbia como em qualquer outro lugar. Não existe uma solução única para a rede de problemas enfrentados pelos cafeicultores. Uma coisa permanece clara, no entanto: quanto mais esperarmos para resolver os problemas, mais difíceis - e talvez permanentes - eles poderão se tornar.

As informações são do Sprudge / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures