A produção de café da Colômbia poderá cair para o menor valor das estimativas deste ano. Atrasada por conta das chuvas excessivas, a colheita do país deverá ficar entre 9,79 a 10,8 milhões de sacas de 60 quilos, estimativa menor que as 11,5 milhões de sacas produzidas em 2008, disse a Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia.
"A produção poderá cair para o valor mais baixo entre as estimativas", disse o chefe de comercialização da Federação, Juan Lucas Restrepo. "Os (preços) futuros do café poderão aumentar após os estoques de grãos caírem para níveis muito baixos em Nova York e os investidores aumentarem suas apostas nas commodities", emendou. Uma recuperação no consumo global de café e o retorno ao mercado de torrefadoras que tinham atrasado suas compras também apoiarão os preços, disse ele.
Os futuros do café em nova York aumentaram 16% este ano, à medida que as más condições climáticas reduziram as colheitas na Colômbia e no Brasil. "Você vê firmeza no mercado", disse o vice-presidente de vendas institucionais do Newedge USA LLC, Rodrigo Costa. Segundo ele, comerciantes especulam que a colheita da Colômbia esse ano poderá cair para menos de 10 milhões de sacas.
Os estoques colombianos, de cerca de 700 mil sacas, estão baixos se comparados com o 1,15 milhão de sacas do ano anterior, disse Restrepo. Em julho, as exportações de café da Colômbia caíram 32%, de 892 para 608 mil sacas, com relação ao mesmo mês do ano anterior.
Entretanto, a produção de café do país deve aumentar no próximo ano, possivelmente retornando ao nível de 2008, de 11,5 milhões de sacas, segundo Restrepo. A Federacafé espera "algum atraso" da colheita no final desse ano, o que levará a uma maior colheita no começo do próximo ano.
O consumo global de café poderá retomar as taxas de crescimento de 1,5% a 2% em 2010 à medida que as economias mundiais se fortaleçam, disse Restrepo. Os esforços na Colômbia para renovar os cafezais visando aumentar o rendimento ajudarão na produção de 2010, assim como o melhor clima.
A reportagem é da Bloomberg, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.
Colômbia: chuva em excesso pode prejudicar produção
A produção de café da Colômbia poderá cair para o menor valor das estimativas deste ano. Atrasada por conta das chuvas excessivas, a colheita do país deverá ficar entre 9,79 a 10,8 milhões de sacas de 60 quilos, estimativa menor que as 11,5 milhões de sacas produzidas em 2008, disse a Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!