Colheita do café canéfora é iniciada no Espírito Santo

Produtores consultados acreditam que volume seja aquém do potencial, fundamentados no clima desfavorável no início do ciclo

Publicado em:

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Pesquisadores do Cepea destacam que o Espírito Santo já começou a colher seus primeiros cafés canéfora (robusta) em algumas áreas. Por enquanto, ainda é muito cedo para avaliar a nova temporada, mas produtores consultados acreditam que a produção seja aquém do potencial, fundamentados no clima desfavorável no início do ciclo.

Quanto aos preços, depois de recuarem com certa força no mercado interno nas três primeiras semanas de março, reagiram e passaram a subir neste final do mês. Segundo os pesquisadores, o movimento de baixa nas primeiras semanas de março esteve atrelado à retração das compras por parte de muitas indústrias nacionais e à queda nos valores externos.

Já as recentes altas se devem ao retorno de demandantes ao spot nacional. Os preços da variedade também subiram no Vietnã, levando exportadores a atuarem com mais força no mercado brasileiro. Vendedores, por sua vez, atentos às recentes valorizações, evitam comercializar grandes volumes, à espera de aumentos mais intensos nos preços do robusta.

As informações são do Cepea.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Material escrito por:

Equipe CaféPoint

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.