FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Colheita de café robusta está na fase final

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/07/2019

0
0

Segundo colaboradores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a colheita de café robusta da safra 2019/2020 no Espírito Santo está na fase final. Os trabalhos avançaram rapidamente nos últimos meses e, até a semana passada, de 80 a 95% dos grãos haviam sido colhidos no estado.

A colheita será finalizada até o final de julho, enquanto que Rondônia encerrou na última semana. No geral, o setor acredita que a produção de robusta deve ser levemente superior à estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de 13,9 milhões de sacas de 60 kg no Brasil. Isso porque, apesar da redução na Bahia, especialistas acreditam que a boa produção no Espírito Santo deve resultar em colheita nacional mais próxima de 15 milhões de sacas.

Quanto ao arábica, os trabalhos também vêm avançando com força, sendo que a maior parte deve ser colhida ainda neste mês, restando apenas as catações finais para agosto. As praças mais adiantadas ainda são o Noroeste do Paraná e Garça (SP), com os trabalhos atingindo de 70 a 80% da área em ambas as regiões até a última semana.

Mogiana (SP) e Zona da Mata (MG) estavam entre 60 e 75% do total de grãos colhidos. Já no Sul e Cerrado Mineiro, a colheita avançava de 60 para 70% até a última semana. A qualidade da safra de arábica, entretanto, preocupa a maior parte dos especialistas consultados pelo Cepea. Problemas com peneira inferior e incidência de broca também têm sido relatados pontualmente em algumas localidades, especialmente no Cerrado e na Zona da Mata.

A Cooxupé aponta que seus cooperados já colheram um total de 66,40%, sendo São Paulo com 57,95%, Sul de Minas Gerais com 68,35% e Cerrado Mineiro com 63,54%.

Em relação à produção, colaboradores acreditam em números mais próximos do estimado pela Conab, de 36,9 milhões de sacas. Isso porque, além da bienalidade negativa, o rendimento no beneficiamento dos grãos tem sido inferior ao da temporada 2018/19.

As informações são da Agência Estado.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.