ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cocatrel lança três cafés premiados no Programa Melhores Cafés 2023

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/03/2023

3 MIN DE LEITURA

0
0

No dia 27 de fevereiro, a Cocatrel realizou o lançamento dos três cafés premiados pelo programa Melhores Cafés Cocatrel. O evento aconteceu na cafeteria da cooperativa, localizada em Santana da Vargem (MG), e reuniu os três produtores responsáveis pelos grãos, a diretoria da Cocatrel e imprensa local.

O programa “Melhores Cafés Cocatrel” surgiu em 2009 com objetivo de gerar visibilidade para o produtor, sua fazenda e incentivar todos os cooperados a elevarem o nível de qualidade na produção de café. Desta vez foram lançados os cafés dos produtores João Paulo França, Lelis Pereira Miranda e José Carlos dos Reis.

Os participantes do lançamento puderam experimentar os novos cafés e conversar com os cafeicultores premiados, a fim de entender melhor a trajetória de cada um deles. A novidade pode ser encontrada nas cafeterias da cooperativa, situadas nas cidades mineiras de Três Pontas, Santana da Vargem e Nepomuceno, e na loja virtual da Cocatrel, com entregas para todo o Brasil.

Além de garantir acesso a um produto de excelente qualidade, quem adquire um dos cafés que fazem parte do programa consegue identificar direto na embalagem o nome do produtor, a região onde está localizada a fazenda, a variedade do café e uma breve descrição das notas sensoriais da bebida. Os cafés também são exportados e os ágios são repassados aos produtores. Vale lembrar que não é um concurso, então não existe um café melhor que o outro, todos cafés selecionados são de qualidade e passam por processos rigorosos de classificação e seleção.

O conceito de rastreabilidade é um destaque importante do programa, pois fornece informações sobre o produtor, a fazenda, a região produtora, a variedade e a altitude da lavoura. Lelis Pereira, um dos produtores premiados, considera essa ação da Cocatrel de evidenciar o produtor muito positiva. “Acho muito importante, pois mostra que a cooperativa se esforça em diminuir cada vez mais a distância entre o produtor e o consumidor final, e acaba sendo um marketing muito positivo para nós produtores”, diz. Desse modo, a Cocatrel se estabelece na vanguarda do mercado de café, criando conexão entre produtores e consumidores, além de gerar benefícios reais para seus cooperados.

O programa “Melhores Cafés Cocatrel” gera benefícios reais para os cooperados. Além da visibilidade para o produtor e a fazenda, os produtores conseguem ganhos na exportação e recebem 25% do valor da venda dos cafés industrializados. Funciona assim: os classificados como potencial de serem especiais são enviados para o CDT, que faz novas provas e avaliações com base na metodologia Specialty Coffee Association (SCA). É com base nisso que os 12 cooperados são escolhidos, o que dá ao programa a característica de ser integrador, já que contempla todos os cooperados que depositam café na cooperativa. 

Para que os produtores atinjam a qualidade necessária na colheita, o apoio da equipe técnica da Cocatrel juntamente com os integrantes do CDT, departamento de cafés especiais da Cocatrel, é imprescindível. O produtor Flávio Reis participou do evento representando seu pai, José Carlos dos Reis, e afirma: “a participação do setor de cafés especiais da Cocatrel ensinou a mim e a meu pai que conseguir cafés com ótima qualidade e com constância é possível, basta aliar os conhecimentos passados com muita dedicação que os resultados vão aparecer”. 

“O programa não é um concurso. Trata-se de algo bem mais amplo. Todos os cafés que entram na cooperativa, em suas diversas filiais, são provados e classificados. Daí saem os 12 melhores cafés dos cooperados”, lembra Marco Valério Araújo Brito, presidente da Cocatrel.

O programa também é visto pelos cooperados como um momento de coroação de todo trabalho feito durante o ano, toda dedicação é recompensada neste momento. João Paulo França já foi selecionado por 4 anos seguidos. “A adrenalina sempre fica muito alta nesses momentos, ser selecionado uma vez é uma felicidade muito grande, porém a gente quer manter um padrão de qualidade para os anos seguintes, e essa é a parte mais difícil”, comenta.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures