ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNC atua para que novo AIC seja aprovado na Organização Internacional do Café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/06/2022

3 MIN DE LEITURA

0
1

Entre os dias 8 e 9 de junho, a Organização Internacional do Café (OIC) se reúne para aprovar a proposta de texto sugerida para o novo Acordo Internacional do Café (AIC), que será votada na sessão ordinária da organização em outubro de 2022. 

A nova versão do documento global foi construída por um Grupo de Trabalho da Força-Tarefa Público-Privada do Café que visa incluir o setor privado na discussão e na formulação de soluções para aprimorar a condição de vida dos cafeicultores. É uma consequência da Resolução 465 da OIC, que trata da crise de preços do café. O acordo atual do AIC (aprovado em 2007) entrou em vigor em 2 de fevereiro de 2011 e foi estendido até 2024. O Acordo é um importante instrumento de cooperação para o desenvolvimento mundial do café. 

O Conselho Nacional do Café (CNC), em conjunto com as demais entidades que compõem a representação do setor privado no Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), tem participado e enviado subsídios para os trabalhos da Força-Tarefa. “Um dos últimos documentos elaborados pelas entidades, que foi muito bem recebido pelos parceiros internacionais, destaca as ações, projetos, governança e instrumentos de política cafeeira que tornam os cafés do Brasil os mais sustentáveis do mundo”, conta Silas Brasileiro, presidente do CNC.

A nova proposta de texto do AIC visa trazer à OIC uma nova estrutura, mais moderna e inclusiva, buscando representar a atual realidade da cafeicultura mundial. O objetivo primordial do Acordo é fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável num clima de mercado, em benefício de todos os participantes do setor. Os principais pontos discutidos e inseridos à redação do acordo foram:

  • Dar transparência de mercado ao longo da cadeia, uma vez que houve o aumento do acesso à informação relacionada ao café e estratégias de gerenciamento de risco, tornando necessária a mitigação na volatilidade do preço, bem como a adoção de regulações apropriadas, de forma a evitar distorções do mercado;
  • Facilitar a disponibilidade de informações, em particular, sobre ferramentas e serviços que possam ajudar os produtores de café nos países membros a ter acesso a instrumentos de crédito, permitindo maior inclusão financeira e gestão de risco, levando também em conta as mudanças climáticas. O CNC sugeriu que as informações que serão repassadas pelos países membros à instituição não ultrapassem a barreira do sigilo, sendo estas informações apresentadas de forma generalizada com o volume nacional de estoque, não especificando a região de produção;

O CNC se posicionou contrariamente a um possível compartilhamento de dados de estoque, já que pode colocar a renda do produtor em risco, visto que tal informação pode ser utilizada como forma de reduzir o preço pago ao produtor, comprometendo sua renda. O preço mínimo pago ao cafeicultor deve ser calculado levando em consideração seu custo integral de produção, bem como buscando preservar sua renda digna, e de toda a cadeia produtiva, promovendo a sustentabilidade da produção. “Somos a favor da transparência e do intercâmbio de informações, mas os dados de estoques são estratégicos para a manutenção do preço do café”, explicou Silas Brasileiro.

A OIC é composta hoje por representantes dos países membros, o CNC acompanha as atividades, uma vez que a Organização é essencial para a manutenção da cafeicultura mundial. “Por isso, sugerimos que diante de quaisquer propostas ou intervenções realizadas dentro da OIC, o CDPC seja ouvido previamente, de forma que exista um alinhamento de qualquer proposta oficial, sendo que o representante na organização que tem direito a voto e à fala, no caso do Brasil, é o embaixador. No entanto, os elos da cadeia devem ser ouvidos e considerados, uma vez que há um bem em comum que une a todos, o café”, defendeu o presidente do CNC. 

Preparação para o Fórum Mundial

O CNC participa também da agenda estratégica preparatória para o Fórum Mundial dos Produtores de Café, promovido pela OIC. A reunião aconteceu no último dia 31 de maio e serviu para alinhar os assuntos a serem tratados no III Fórum que acontecerá no dia 12 de julho

“Dentre os temas discutidos está a proposta de nova regulamentação por parte do parlamento europeu que pretende impor sanções a produtos cuja origem esteja em regiões de risco de desmatamento ou que já esteja sofrendo ações predatórias. O Brasil está preparando um dossiê com todas as informações que comprovam que a produção cafeeira nacional é sustentável e não compactua com desmatamento. Serão apresentadas ao parlamento europeu as exigências do Código Florestal Brasileiro, assim como as boas práticas agrícolas adotadas pela cafeicultura, comprovando os esforços da iniciativa privada e o cuidado governamental com a sustentabilidade”, explica Natalia Carr, assessora técnica do CNC.  

As informações são do CNC.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures