Sul
Hoje, as áreas de instabilidade dão origem a um sistema frontal, constituído por uma frente fria, uma frente quente e um ciclone extratropical. São esperadas chuvas fortes no nordeste do Rio Grande do Sul, cujos volumes passam dos 45mm no litoral norte, inclusive aumentando o risco de alagamentos nos centros urbanos. Além disso, há risco de vendavais em várias localidades. Em boa parte do centro e oeste do Rio Grande do Sul e em algumas localidades do norte de Santa Catarina e norte e nordeste do Paraná, o tempo permanece seco nesta terça-feira. As temperaturas máximas permanecem baixas no Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina no centro e oeste do Paraná.
A partir desta quarta-feira, o sistema frontal afasta-se da região sul e, finalmente, há previsão de tempo seco em todas as áreas produtoras. Há, portanto, previsão de um período favorável às atividades de plantio e manutenção das lavouras já instaladas. As temperaturas máximas permanecem baixas em boa parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e no centro e norte do Paraná, as temperaturas máximas entram em elevação.
Tendência
Entre os dias 19 e 20 de outubro, retorna uma condição de tempo seco e quente para toda a região. Entre os dias 21 e 25 de outubro, esperam-se chuvas de baixo volume em boa parte da região sul. Apenas no extremo sul do estado do Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco.
Sudeste
Para hoje espera-se mais um dia com chuvas muito localizadas em São Paulo, oeste e sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. Os volumes não passam dos 5mm e não se observa, portanto, precipitações favoráveis ao aumento da umidade do solo nas principais áreas produtoras. Já no centro e norte de Minas Gerais, no norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o tempo permanece seco e com temperaturas elevadas.
Amanhã a passagem de uma frente fria causa chuvas de baixo volume em São Paulo, oeste e sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Entre Ourinhos e Cachoeira Paulista, no estado de São Paulo, há previsão de chuvas generalizadas, apesar do baixo volume. Já nas demais regiões do sudeste, a tendência é de chuva localizada e que pouco beneficia a agricultura. As temperaturas máximas entram em declínio no extremo sul de São Paulo.
Tendência
No dia 19 de outubro, chuvas muito fortes, porém localizadas, atingem o sul e leste de Minas Gerais, o norte do estado do Rio de Janeiro e a região de Franca-SP. Os volumes poderão passar dos 60mm em apenas 24 horas. Apesar da previsão de chuvas fortes, é importante salientar que estas chuvas poderão vir na forma de granizo e ventos fortes. No sul do Espírito Santo e centro e norte de São Paulo, esperam-se chuvas de baixo volume.
No dia 20 de outubro, esperam-se chuvas localizadas de mais de 35mm em apenas 24 horas na região central de Minas Gerais.
Entre os dias 21 e 25 de outubro, as previsões mais estendidas e menos confiáveis indicam chuvas generalizadas no centro e sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e nordeste de São Paulo. Algumas localidades da zona da mata de Minas Gerais poderão receber mais de 100mm em apenas cinco dias. Já no norte de Minas Gerais, o tempo permanece seco e quente.
Rodrigo Cascalles, equipe CaféPoint, com dados da Somar Meteorologia
Clima: chuvas localizadas ou de baixo volume
Entre os dias 19 e 20 de outubro, retorna uma condição de tempo seco e quente para toda a região sul. Entre os dias 21 e 25 de outubro, esperam-se chuvas de baixo volume em boa parte da região. Apenas no extremo sul do estado do Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco. No sudeste, dia 19 de outubro, chuvas muito fortes, porém localizadas, atingem o sul e leste de Minas Gerais, o norte do estado do Rio de Janeiro e a região de Franca-SP. Os volumes poderão passar dos 60mm em apenas 24 horas. Apesar da previsão de chuvas fortes, é importante salientar que estas chuvas poderão vir na forma de granizo e ventos fortes. No sul do Espírito Santo e centro e norte de São Paulo, esperam-se chuvas de baixo volume.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!