ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Chuvas podem aliviar preocupações em relação à safra 2020

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/11/2019

1 MIN DE LEITURA

1
0

O levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) aponta que as chuvas no final de outubro em regiões produtoras de arábica aliviaram parte das preocupações de cafeicultores na safra 2020/2021.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre 26 de outubro e 3 de novembro, enquanto as estações de Manhuaçu (Zona da Mata/MG), Londrina (PR), Franca (Mogiana/SP) e Patrocínio (Cerrado Mineiro/MG) registraram precipitações de 31 a 84 mm. Em Varginha (Sul de Minas/MG) e Marília (Garça/SP), não houve acumulados significativos de chuvas.

Cafeicultores de regiões em que as chuvas somaram baixo volume ainda não registram prejuízos, mas já começam a se atentar à espera de mais precipitações. Vale lembrar que até meados de outubro, chuvas escassas e altas temperaturas resultaram em queda de algumas flores em lavouras mais novas.

Para os próximos dias, a Climatempo indica chuvas para as regiões de café arábica. Mesmo que o clima siga favorável daqui para frente, alguns cafeicultores relatam que parte das lavouras não deve atingir o potencial produtivo na próxima temporada, uma vez que os cafezais não estão em condições fisiológicas excelentes.

Agora, caso as chuvas sigam irregulares, a peneira dos cafés e a qualidade dos lotes podem ser prejudicadas, reduzindo o rendimento durante o beneficiamento dos grãos. No geral, estimativas mais precisas sobre a produção e a qualidade da safra 2020/2021 poderão ser feitas apenas após o enchimento e a granação.

Em relação ao canéfora, nas últimas semanas não foram verificadas chuvas expressivas no Espírito Santo. Até o momento, apesar do registro da queda de alguns chumbinhos, agentes não acreditam em grandes impactos na produção de 2020/2021. Entretanto, é essencial o retorno de precipitações mais volumosas para o bom desenvolvimento da safra, especialmente em dezembro, quando se inicia o enchimento dos grãos.

Já em Rondônia, boas chuvas têm sido registradas, sendo que o desenvolvimento da temporada 2020/2021 tem ocorrido de forma satisfatória. Segundo dados do Inmet, apenas entre 26 de outubro e 4 de novembro, a estação de Cacoal registou 77,8 mm de precipitação.

As informações são do Cepea e da Agência Estado.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WANDER GABURRO

RIO BANANAL - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/11/2019

Aqui no ES o tempo tá muito seco , não chove a vários dias, muito quente

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures