ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Chuvas da primavera podem ser efetivas a partir de novembro

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/09/2020

4 MIN DE LEITURA

0
0

A primavera que terá início no dia 22 de setembro, às 10h31 (horário de Brasília), e marca a transição entre o inverno e o verão. É nesta estação que ocorre a mudança de orientação do eixo da Terra em relação ao sol, ou seja, é a estação do início do calor, devido à invasão do ar quente da região equatorial nas latitudes mais altas que ainda estão sob a influência do ar frio proveniente do continente antártico.

Deste modo, a estação é climaticamente marcada pela instabilidade atmosférica mais frequente, o que favorece ocorrência de formação das tempestades. Na primavera, as noites tornam-se mais curtas e os dias mais longos, fato esse que afeta o ciclo de algumas plantas, provocando a floração, de acordo com a necessidade de água e de calor de cada espécie.

Condições ENSO (El Niño-Southern Oscillation)

Apesar da continuidade do resfriamento das águas do oceano Pacífico, a possibilidade do desenvolvimento de fenômeno La Niña, indicada pelos sinais do índice multivariado ENOS (MEI em inglês), é muito baixa, pouco mais de 50%. Porém, as atuais condições de neutralidade do padrão climático ENOS devem contribuir para que a próxima estação do ano seja mais seca do que o normal.

A chuva nos próximos meses

Para o mês de outubro, a previsão é de tempo seco predominante na região do Jequitinhonha, na parte mais ao norte do estado de Minas Gerais, no Centro Sul baiano e na região do Matopiba. Chuvas pouco acima da média são esperadas para as regiões do Noroeste de Minas, Metropolitana de Belo Horizonte e Zona da Mata.

Em novembro, chuvas acima da média do mês podem ocorrer no noroeste de Minas, Triângulo Mineiro, Zona da Mata, sendo que nas demais regiões do estado é esperado que as chuvas ocorram dentro, ou pouco acima, da média do período, com exceção da região do Jequitinhonha próximo à divisa do Norte de Minas com a região Centro Sul Baiana, em que o tempo seco permanece. Embora em menor intensidade, a secura também permanece na região do Matopiba, com exceção da parte do sudoeste do estado do Piauí.

Em dezembro há maior probabilidade de aumento das chuvas na região Sul de Minas, no norte do estado de São Paulo e no leste do Mato Grosso do Sul. Já nas demais regiões do estado de Minas Gerais, a probabilidade é de que as chuvas ocorram dentro ou abaixo do normal para o mês, condição também esperada para toda a Bahia e a região do Matopiba.

O Café

No atual período, após o término da colheita, os produtores devem realizar, o mais rápido possível, as podas e a calagem das lavouras, caso sejam necessárias. As podas melhoram a estrutura produtiva das plantas e, além de reduzir a altura e o entrelaçamento entre as plantas, potencializam o microclima e facilitam a colheita da próxima safra. Após as podas, quando iniciarem as brotações, devem ficar atentos ao controle das deficiências de zinco e boro, que são muito comuns neste período. A calagem de cobertura é um manejo que visa fornecer suprimento de nutrientes, cálcio e magnésio, para as plantas. Todavia, para realizar a calagem corretamente, é necessário que análises de solos sejam realizadas e interpretadas para determinar a dose ideal a ser aplicada.

Na maioria das regiões cafeeiras de Minas Gerais, próximo ao início da primavera, é comum ocorrer a primeira florada. Para garantir o pegamento, tanto das floradas quanto dos chumbinhos, alguns fatores importantes devem ser considerados, entre os quais destaca-se o controle fitossanitário. Este controle mantém a planta sadia e enfolhada, principalmente no atual momento em que tem sido observado lavouras com aumento da incidência de ferrugem tardia e a infestação de bicho mineiro. O bom estado nutricional das plantas também é fundamental, pois favorece o pegamento não só da florada, mas também do chumbinho.

O bom estado vegetativo também é importante, já que plantas bem enfolhadas e hidratadas também contribuem para o pegamento de ambos, florada e chumbinho.

Considerando a probabilidade de ocorrência de temperaturas dentro da média, ou pouco acima, associada ao atraso do início da estação chuvosa, com chuvas pouco efetivas para a agricultura, o pegamento das floradas, bem como dos chumbinhos, podem ser comprometidos. Diante do cenário climático previsto, os cafeicultores que tem condição de realizar irrigação devem se preparar para a necessidade do uso desta técnica para garantir o pegamento das floradas e dos chumbinhos, além do enchimento adequado dos frutos, da produtividade e da qualidade do café.

A análise e o prognóstico climático foram elaborados com base na estatística e no histórico da ocorrência de fenômenos climáticos globais, principalmente daqueles atuantes na América do Sul.  Considerou-se também as informações disponibilizadas livremente pelo NOAA, Instituto Internacional de Pesquisas sobre Clima e Sociedade (IRI), Met Office Hadley Centre, Centro Europeu de Previsão de Tempo de Médio Prazo (ECMWF), Boletim Climático da Amazônia elaborado pela Divisão de Meteorologia (DIVMET) do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) e com base nos dados climáticos disponibilizados pelo INMET (5º DISME)/CPTEC-INPE.

O prognóstico climático faz referência aos fenômenos da natureza que apresentam características caóticas e são passíveis de mudanças drásticas.

As informações são da EPAMIG.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures