ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Chuva pode atrapalhar colheita em algumas regiões

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/05/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o cinturão cafeeiro foi afetado pelas chuvas, limitando alguns trabalhos de colheita principalmente em São Paulo, Minas Gerais e Rondônia. “Nas propriedades de arábica, as chuvas resultaram em queda de grãos mais maduros e atingiram os cafés já nos terreiros, o que pode influenciar a qualidade dos primeiros lotes”, destaca a instituição.

De 13 a 28 de abril, as estações de Cacoal (RO), Franca (SP) e Machado (Sul de Minas) registraram acumulados de chuva de 135,8 milímetros, 92,8 mm e 63,4 mm, respectivamente, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “Ressalta-se, contudo, que apenas uma parcela dos pés foi atingida por fortes chuvas e, com a colheita ainda na fase inicial e o alto percentual de grãos verdes em boa parte das lavouras, os impactos na safra 2019/20 ainda são pequenos”, pondera o Cepea.

Entretanto, a instituição analisa que, caso as chuvas permaneçam, as atividades de campo e o beneficiamento do arábica devem ser prejudicados. “As temperaturas um pouco mais baixas nesses últimos dias também podem retardar a maturação dos grãos. Diante disso, produtores podem preferir atrasar os trabalhos a fim de se obter maior uniformidade”, completa.

Até o final da semana passada, o ritmo de colheita estava mais avançado apenas no Noroeste do Paraná e em Rondônia, segundo colaboradores do Cepea. Na região paranaense, os produtores estão concentrados especialmente nas catações das pontas dos cafezais, sendo que o volume colhido corresponde de 5% a 10% do total esperado para a safra. Já em Rondônia, apesar das chuvas, a colheita já atinge entre 10% e 15% da produção estimada para 2019.

No restante das regiões produtoras de arábica e robusta, os trabalhos de cata ainda estão no início. O Cepea comenta que, caso o clima seja favorável, as expectativas são de que a colheita ganhe força na próxima semana em todas as origens produtoras, com maior volume de café da safra nova chegando ao mercado no final de maio.

As informações são do CNC.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures