Apesar dos chineses consumirem mais de 700 mil toneladas de chá por ano - as redes de cafeterias vêm galgando espaço nas grandes cidades chinesas e são hoje um dos negócios prósperos do país.
"Nós vemos a China como um dos mais importantes mercados do mundo, com potencial para ser o maior para a Starbucks fora da América do Norte", afirmou o presidente da Starbucks China, Jinlong Wang.
Hoje a rede tem 250 lojas na China, 200 em Taiwan e 85 em Hong Kong e Macau. A empresa não fala em números, mas estima-se que a China seja o mercado que mais cresce no consumo de café no mundo hoje: comenta-se que as vendas da Starbucks em Pequim cresceram 30% em 2006.
Não há estatísticas confiáveis sobre consumo de café pelos chineses, mas a multiplicação rápida das cafeterias - Starbucks, UBC, SPR Coffee, Rio House Cafe, entre outras -, o aumento da venda de café solúvel nos supermercados e o crescimento da produção local sugerem uma alta anual acima de dois dígitos informou notícia de Gilberto Scofield Jr, do Diário do Comércio e Indústria/SP.
Em 2001, segundo levantamento do governo de Pequim, a produção de café (concentrada na província sulista de Yunnan) somava 13 mil toneladas. Hoje é da ordem de 28 mil toneladas, uma alta de 115%. Além disso, a China importa anualmente mais de 10 mil toneladas de café de vários países, inclusive do Brasil, o que sugere um consumo anual em torno de 40 mil toneladas de café.
O preço é um dos atrativos. Na China, dá para tomar um bom café gastando até 20 yuans (R$ 5,50), mas não é possível tomar um chá de primeira linha sem gastar menos de 100 yuans (R$ 25), segundo um consumidor chinês.
O consumo de café no Japão (1,4kg per capita) e em Cingapura (1,9kg) está acima da média mundial, de 700g per capita.
China: cafeterias se mostram bom negócio no país
Apesar dos chineses consumirem mais de 700 mil toneladas de chá por ano - as redes de cafeterias vêm galgando espaço nas grandes cidades chinesas e são hoje um dos negócios prósperos do país."Nós vemos a China como um dos mais importantes mercados do mundo, com potencial para ser o maior para a Starbucks fora da América do Norte", afirmou o presidente da Starbucks China, Jinlong Wang.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!