ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cecafé promove sustentabilidade do agronegócio brasileiro em evento na França

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/09/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

Com o objetivo de promover a imagem sustentável do agronegócio café do Brasil, a delegação brasileira esteve presente, de 10 a 12 de setembro, no Paris Coffee Show, evento com mais de 80 expositores e quatro mil visitantes, que reuniu todos os players do setor no Parc Floral da capital francesa.

Nesta edição, o Brasil foi o país homenageado e contou com representantes em todos os painéis técnicos e nas apresentações institucionais. O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) integrou a comitiva nacional em Paris e participou da abertura do evento ao lado do embaixador brasileiro na França, Luís Fernando Serra, e da criadora da feira “Rio Coffee Nation”, Martina Barth d’Avila.

“Destacamos a responsabilidade e o compromisso de todo o setor exportador em fortalecer e promover a sustentabilidade do agronegócio café brasileiro. Nossos recentes projetos foram apresentados, como o Balanço de Carbono, maior destaque de ação sustentável reconhecido pelos participantes; as ações coletivas em prol do bem-estar social; programas de capacitação, como o Produtor Informado e o Café Seguro; entre outros”, cita Marcos Matos, diretor geral do Conselho.

Na feira, o país contou com o “Espaço Brasil”, que foi compartilhado por torrefadores, cafeterias, baristas e a mídia francesa especializada em cafés especiais e sustentáveis. A iniciativa foi desenvolvida, como parceria da feira “Rio Coffee Nation”, em conjunto por Cecafé, Embaixada do Brasil na França, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Região do Cerrado Mineiro, Sebrae e Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Matos informa que a promoção da sustentabilidade da cafeicultura brasileira, englobando impactos das mudanças climáticas e ações sustentáveis e inovações no setor, foi realizada na abertura do evento e aprofundada em painéis técnicos, diante da mídia francesa, que possui grande influência em formação de opinião e nível crítico.

“Os painéis, que tiveram representantes de relevantes torrefadoras, da pesquisa científica e entusiastas da mídia especializada, foram importantes oportunidades para demonstrar todas as ações que estão sendo feitas no Brasil, que estamos atentos aos desafios e oportunidades diante das questões climáticas e das tendências regulatórias globais”, analisa o diretor do Cecafé, que completa recordando que as ações do Conselho possuem parcerias e apoio de importadores europeus, “o que demonstra a seriedade e o profissionalismo dos cafés brasileiros”.

Como exemplo da sustentabilidade da atividade cafeeira, Matos anota que também foram demonstradas as boas práticas agrícolas, os novos conceitos conservacionistas e regenerativos, que transformam a cafeicultura nacional, como no caso do uso de bioinsumos e controle biológico de pragas, o que traz benefícios a todo o sistema de produção.

“Comprovando isso, apresentamos os estudos conduzidos pelo Consórcio Pesquisa Café e o balanço de carbono da cafeicultura mineira, por meio do Projeto Carbono do Cecafé. A conclusão transmitida ao público presente foi que essas ações sustentáveis concretas transformam o café do Brasil em carbono negativo e, dessa forma, é um fundamental agente de mitigação das mudanças climáticas”, finaliza Matos.

As informações são do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures