ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cecafé e Serasa lançam plataforma para diminuir riscos na hora de comprar café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/08/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

Com o intuito de implementar um mecanismo que busque trazer mais transparência ao mercado e mitigar os riscos de descumprimento de contratos por produtores, exportadores de café fecharam um acordo com a Serasa Experian.

O acordo, liderado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), foi feito no momento em que as lavouras do Brasil foram atingidas por uma seca prolongada e por efeitos das geadas de junho e julho, potencialmente diminuindo a produção no ano que vem.

Segundo o Cecafé, a plataforma já teve a adesão de compradores que representam mais de 70% do mercado, como exportadores e cooperativas, e começou a ser pensada no primeiro semestre, antes das geadas, que elevaram os temores sobre uma maior redução do potencial da safra brasileira em 2022.

O sistema visa preservar a solidez dos contratos futuros e a termo de café - neste último caso, quando os agricultores se comprometem a vender a safra antes mesmo da colheita, por meio de alguma antecipação de pagamento ou mesmo via "barter", na qual o agricultor brasileiro comumente acerta o recebimento de insumos em troca do compromisso de venda futura.

As informações incluídas na plataforma, que será operada exclusivamente pela Serasa Experian, serão fornecidas por associados do Cecafé que aderirem ao projeto, atendendo, de maneira rigorosa, a legislação, especialmente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), segundo os idealizadores do projeto.

Com essas informações, os compradores poderão saber, por exemplo, se eventualmente um produtor vendeu mais do que tem capacidade de produzir ou de ofertar, reduzindo riscos nos negócios para a cadeia produtiva.

Segundo o diretor do DataLab e responsável pelas ações voltadas ao agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, o sistema garante o segredo comercial, mas ele compartilha informações "para que se possa criar uma reputação do produtor rural frente ao mercado".

Sistemas semelhantes envolvendo os setores de soja e milho do Brasil já foram anunciados mais cedo neste ano, com parceria da Serasa, e estão funcionando.

As informações são da Reuters.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures