ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cecafé divulga que 17% dos cafés brasileiros exportados são especiais

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/09/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

De acordo com o relatório do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) do mês de agosto de 2020, nos oito primeiros meses do ano, o Brasil exportou o equivalente a 4,4 milhões de sacas de 60 kg de cafés especiais, de qualidade superior ou certificado.

O volume físico correspondeu a 16,8% do total de café exportado pelo Brasil de janeiro a agosto deste ano e representou o segundo maior volume do mesmo período nas últimas cinco safras. A receita cambial obtida com as exportações dos cafés especiais foi de US$ 721,1 milhões, montante que correspondeu a 21,4% do total gerado com as exportações de todos os tipos dos Cafés do Brasil vendidos ao exterior no período analisado.

Vale ressaltar o fato de que o total dos Cafés do Brasil exportado no mesmo período deste ano, incluindo todos os tipos de cafés, foi de 26,4 milhões de sacas, volume físico que, à semelhança dos cafés especiais, também se destaca como sendo o segundo maior volume vendido aos importadores nesses oito meses, nos últimos cinco anos, com receita cambial obtida pelo País de US$ 3,4 bilhões.

Com relação à participação percentual nas exportações, por tipos de cafés (arábica, canéfora e solúvel) vendidos no período, verifica-se que o arábica representou 78,3% das exportações, com o equivalente a 20,6 milhões de sacas. Adicionalmente, o canéfora, com a venda ao exterior equivalente a 3 milhões de sacas, correspondeu a 11,6%, e o café solúvel, com exportação equivalente a 2,7 milhões de sacas de 60 kg, equivaleu a 10,1%.

Segundo o relatório, os principais dez destinos das exportações dos Cafés do Brasil, nos oito primeiros meses de 2020, são: os Estados Unidos, que importaram 4,9 milhões de sacas de café, as quais correspondem a 18,5% do total vendido no período; a Alemanha, com 4,5 milhões de sacas importadas (17%); Itália, com 2 milhões de sacas (7,6%); Bélgica, com aproximadamente 2 milhões de sacas (7,3%); e Japão, com 1,3 milhão de sacas (5,1%).

Na sequência vem a Turquia, com 863,9 mil sacas (3,3%); Federação Russa, com 849,5 mil sacas (3,2%); México, com 649,3 mil sacas (2,5%); a Espanha, com 634,7 mil sacas (2,4%); e o Canadá, com a importação de 562 mil sacas, volume físico que corresponde  a 2,1% das exportações dos Cafés do Brasil no período em foco.

Neste contexto, merece ainda destaque o fato de a Federação Russa e o México terem apresentado aumento nas aquisições do café brasileiro nesse período de 20% e 19,3%, respectivamente. Também houve crescimentos menos expressivos nas exportações para Alemanha (+1%), Bélgica (+4,8%), Turquia (+7,2%) e Espanha (+5,3%).

Para acessar o relatório completo acesse aqui.

As informações são da Embrapa Café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures