CDPE quer maior agilidade para FUNCAFÉ

O Comitê Diretor de Planejamento Estratégico do Agronegócio do Café (CDPE) analisará proposta a ser encaminhada a voto do Conselho Monetário Nacional (CMN) para que haja maior autonomia e agilidade na utilização dos recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Comitê Diretor de Planejamento Estratégico do Agronegócio do Café (CDPE) analisará proposta a ser encaminhada a voto do Conselho Monetário Nacional (CMN) para que haja maior autonomia e agilidade na utilização dos recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). O assunto será discutido hoje (09/11), a partir das 15h30, durante reunião do CDPE, na Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A proposta orçamentária do Funcafé para 2007 é de R$ 2,1 bilhões para 2007, destinado às operações de custeio, colheita, comercialização e Financiamento para Aquisição das Indústrias (FAC), segundo o diretor do Departamento do Café da Secretaria de Produção e Agronergia, Vilmondes Olegário da Silva. O estoque atual do Funcafé é de 2 milhões de sacas de café, avaliado em R$ 330 milhões.

Atualmente, explica Vilmondes, os valores específicos para as linhas de financiamento de custeio, colheita, comercialização e FAC são estabelecidas após a definição do orçamento do Funcafé.

Na reunião de amanhã, destaca o diretor do Departamento do Café, o CDPE analisará proposta para que seja facultado do Mapa indicar no orçamento do Funcafé os valores a serem alocados para cada uma dessas linhas, em função da situação de mercado.

"Com isso, os recursos poderão ser liberados conforme as necessidades efetivas do agronegócio do café", diz Vilmondes. Hoje, acrescenta, qualquer alteração precisa ser novamente submetida ao CMN, o que torna mais lenta a autorização para uso da verba.

Outro assunto a ser discutido na reunião é a realização de pesquisa sobre a economia cafeeira para embasar políticas setoriais de médio e longo prazo. De acordo com Vilmondes, esse trabalho permitirá desenhar um cenário do setor para os próximos 10 anos nos mercados interno e externo. O estudo prospectivo, diz o diretor do Departamento do Café, permitirá estabelecer as metas da cafeicultura brasileira para a próxima década.

As informações são da Divisão de Imprensa da Assessoria de Comunicação Social do Mapa.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.