ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CDPC aprova reserva de 20% do Funcafé para cafeicultores atingidos pela geada

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/08/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

Na última sexta-feira (6), o Comitê Técnico do Conselho Deliberativo de Política do Café (CDPC) aprovou a proposta de remanejamento de 20% dos recursos totais do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). O valor deve ser utilizado, exclusivamente, na recuperação de lavouras atingidas pelas geadas.

A mudança proposta ainda precisa ser aprovada pelo CDPC na próxima terça-feira (10) e avaliada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) nas próximas semanas. Desde o dia 20 de julho, após a geada em áreas produtoras, o CNC, a OCB, a CNA têm atuado junto ao Ministério da Agricultura para que políticas públicas sejam implantadas de forma eficiente na recuperação das lavouras afetadas.

As instituições e o MAPA concordam que os impactos climáticos foram fortes, mas que sem um levantamento técnico abrangente é impossível fazer uma distribuição justa dos recursos do Funcafé. Assim, o propósito da retenção de mais de R$ 1 bilhão é para deixar registrado para cooperativas e produtores que existem recursos reservados para esse problema climático. Porém, os valores só serão liberados após o acesso às informações dos impactos gerados pelas geadas e as definições de critérios exigidos aos produtores. 

“As entidades como CNC, OCB e CNA, além da Ministra Tereza Cristina e sua equipe, estão atuando de forma ágil e assertiva para que os recursos do Funcafé estejam disponíveis, imediatamente após a apresentação do levantamento oficial das áreas atingidas pelas geadas. Isso está sendo feito pela Fundação Procafé, subsidiado pela OCB. Sem dados concretos e sem critérios claros, o apoio não seria aplicado de forma correta”, explica Silas Brasileiro, presidente do CNC.

O grupo é composto por representantes dos Ministérios da Agricultura, Economia e Relações Exteriores, além do Conselho Nacional do Café (CNC), a Comissão de Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) e o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

As informações são do CNC.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint