Cassel ataca críticos de atualização do índice agrário
Após ser informado que o PMDB recomendou que Stephanes não assinasse a portaria interministerial com a mudança, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel avaliou que posições contra a atualização dos índices de produtividade da agricultura, visando à reforma agrária, poderão trazer ineficiência ao setor no Brasil. "O que me estranharia é se os (novos) índices fossem muitos exigentes... mas não são. Então, hoje, quem é contra a publicação, está protegendo quem não produz".
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O ministro observou que, atualmente, a mensuração da produtividade leva em consideração apenas questões de tamanho da propriedade e qualidade do solo, sem analisar fatores como o preço. Este ano, por exemplo, depois de detectar excesso de oferta, os criadores de frango do país reduziram a produção em até 20%. Assim, o valor da carne, que estava abaixo do preço de custo, subiu e os avicultores conseguiram se manter no mercado.
Após ser informado que o PMDB recomendou que Stephanes não assinasse a portaria interministerial com a mudança, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel avaliou que posições contra a atualização dos índices de produtividade da agricultura, visando à reforma agrária, poderão trazer ineficiência ao setor no Brasil. "O que me estranharia é se os (novos) índices fossem muitos exigentes... mas não são. Então, hoje, quem é contra a publicação, está protegendo quem não produz", disse pelo telefone à Agência Estado.
Ele reforçou que a posição dos críticos faz pouco sentido porque é do conhecimento de todos que os novos indicadores são confortáveis para o produtor. "É estranho que, no século XXI, pessoas ainda protejam a improdutividade", reforçou.
O argumento usado pelo PMDB, de que a atualização poderia prejudicar os produtores em anos atípicos, foi rebatido de pronto pelo ministro do Desenvolvimento Agrário. Segundo ele, a lei estabelece que em situações excepcionais de clima ou mercado, a contabilização da produtividade exclua o ano em questão. "Este não é um bom argumento", analisou. Para Cassel, a ideologia é que está por trás de quem está contra a atualização do índice.
As informações da Agência Estado e da Agência Brasil, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!
Deixe sua opinião!

MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE
EM 27/08/2009