Carlos Eduardo Dionízio: sou a favor do drawback
O leitor do CaféPoint Carlos Eduardo Dionízio dos Santos (Corretor de café), de Varginha/MG, enviou um comentário ao artigo "<a href="http://www.cafepoint.com.br/?noticiaID=57971&actA=7&areaID=26&secaoID=47"><U>Drawback: Abic e Mapa querem aumentar exportações</U></A>". Acesse e leia a carta na íntegra.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
"Prezado Sr. Ministro Reinold Stephanes,
Tenho certeza que o Sr. terá a sabedoria necessária para autorizar a importação de café para industrialização e exportação (drawback), pois o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, porém café como matéria prima, como produto primário. Precisamos conquistar e aumentar a participação do café brasileiro com o produto industrializado, onde agrega-se muito.
Em praticamente todos os produtos que o ser humano consome, a maior parte da receita está no produto fornecido direto ao consumidor final, onde todos os custos, impostos e ganhos estão incluídos, e o Brasil está conquistando uma pequena parte desse mercado. A dificuldade é enorme, as marcas já estão consolidadas, já são conhecidas dos seus consumidores, mesmo assim a indústria brasileira de torrefação tem feito um ótimo trabalho para conquistar esses consumidores.
Os profissionais de qualidade do café sabem que cada café é único, que cada café de cada região tem características próprias; então o mercado consumidor mundial pede ligas (blends) com composições variadas de origem, daí a importância do drawback para o café no Brasil.
O bom vendedor sabe que ele deve servir o produto que seu cliente deseja comprar, atender o seu pedido e não empurrar o que ele tem. Por estes motivos e muitos outros aqui não descritos sou a favor com consciência da importância do drawback."
Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!
Deixe sua opinião!
DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO
EM 28/10/2009
Primeiramente gostaria de saber se voce é apenas corretor ou se você é produtor também, aliás, se você faz parte deste grande contigente da agricultura familiar.
Pois bem, se você é apenas corretor, sua posicão está mais do que justificada. Agora, se você é produtor também, creio que você precisaria analisar o assunto do nosso ângulo. Não que eu seja contra a blendagem, de forma alguma, mas precisamos sempre estar com um pé atrás quando se trata do relacionamento com o grande dragão, ou seja, a INDUSTRIA.