Cafezais de MG são ´atacados´ pelo ácaro vermelho

Os cafeicultores mineiros estão enfrentando um novo desafio para garantir a próxima safra. Combater o ácaro vermelho, que surgiu no estado em plena época de colheita. O ácaro vermelho já era comum nos cafezais do sul de Minas, mas o problema é que nos últimos meses a disseminação do organismo fugiu do controle devido aos fatores climáticos.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Os cafeicultores mineiros estão enfrentando um novo desafio para garantir a próxima safra. Combater o ácaro vermelho, que surgiu no estado em plena época de colheita.

Segundo reportagem do Globo Rural, o agricultor Francisco Andrade Silva percebeu problemas há dois meses. "O amarelamento está se agravando a cada dia, a cada semana", contou.

O ácaro vermelho já era comum nos cafezais do sul de Minas, mas o problema é que nos últimos meses a disseminação do organismo fugiu do controle devido aos fatores climáticos - excesso de chuva em janeiro, estiagem em fevereiro e calor intenso no mês de março, que propiciaram o surgimento da praga. "Principalmente a temperatura elevada faz com que o ácaro se multiplique com rapidez, o que ocasiona um aumento muito grande da população da praga", explicou o agrônomo do Procafé, Saulo Roque de Almeida.
Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Marco Aurélio Papini
MARCO AURÉLIO PAPINI

MACHADO - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 07/06/2007

Acredito que fatores climáticos principalmente este ano foram responsáveis pelo ataque do ácaro vermelho mas devemos prestar atenção que produtos à base de neocotinóides estão causando o aumento do ácaro nas lavouras de café e o prejuizo é certo se não houver controle.

O controle tem que ser com produtos que eliminem não só a praga mas também os ovos que estão nas folhas.
Eudair Francisco Martins
EUDAIR FRANCISCO MARTINS

BAURU - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 06/06/2007

Quando usávamos cobre como fungicida protetor tinhamos problemas de desequilibrios de BMC, hoje com o uso de produtos mais específicos via solo, que teoricamente iriam facilitar nossos controles, temos infestação do Ácaro Vermelho pela maioria das lavouras em pleno periodo de colheita, onde não temos mais condições de efetuar pulverizações devido ao periodo de carência e outros fatores.

Portanto, acredito que os produtos são lançados no mercado com insuficiência de pesquisas e quem paga o preço é sempre o produtor. O prejuizo é grande.
Alemar Braga Rena
ALEMAR BRAGA RENA

VIÇOSA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 05/06/2007

Agora vejam só:

Pesquisa recente, publicada por pesquisadores "famosos" e de instituição de renome mundial, constatou que esse bichinho não causa mal significativo às lavouras de arábica.

Gostaria de convidá-los a dar uma olhadinha numa lavoura de 15 meses, a 800 m de altitude, aqui na Zona da Mata Mineira, de minha propriedade.

Dá vontade de chorar! Tudo ocorreu em menos de 20 dias, enquanto estávamos preocupados com a colheita. Além do clima, os piretróides têm também culpa no cartório. Viva o enxofre!

Acho que esse pessoal deveria visitar mais o campo e lembrar que o cafeicultor não trabalha com recursos a fundo perdido.

Rena
Frederico Silveira Faria
FREDERICO SILVEIRA FARIA

PASSOS - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 30/05/2007

Também pode-se responsabilizar o surgimento de ácaros com o uso consecutivo de inseticidas a base de neonicotinóides? Qual a explicação do distúrbio?