ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafeicultores do Espírito Santo passam por capacitação para melhoria da qualidade da produção

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/09/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Produtores de café canéfora (conilon) de Rio Bananal e Marilândia, no Espírito Santo, participaram de encontros para aprimoramento e atualização das práticas de plantio e melhoria da qualidade do grão.

O Dia de Campo foi promovido pelo Sicoob Leste Capixaba, em agosto e setembro, e teve como foco o incentivo à busca constante pela qualidade e conquista de um mercado diferenciado para esse café, agregando valor à sua produção.

Foram quatro encontros com a participação de 250 produtores rurais. Em Rio Bananal, os anfitriões dos dois eventos foram os Irmãos Tamanini e Thiago Carminati, respectivamente. Já em Marilândia, os Dias de Campo passaram pelas propriedades de Jair Catelan e de Jovander Drago.

“Essas ações fazem parte do Projeto Sicoob em Campo, por meio do qual o Sicoob Leste Capixaba pretende estar mais próximo dos produtores rurais, disponibilizando novas tecnologias e informações relevantes para que possam buscar melhores resultados em sua produção”, afirma o presidente da cooperativa, José Nivaldo Casagrande.

O projeto tem relação direta com a Agenda 2030 da ONU, especificamente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 12, que diz respeito ao Consumo e Produção Responsáveis.

Circuito de palestras no meio da lavoura de café do associado anfitrião

O público foi dividido em quatro grupos para participar das estações espalhadas dentro da lavoura de café de forma que houvesse um circuito — uma turma se deslocava primeiro, e assim sucessivamente todos os participantes rodavam em todas as estações — absorvendo conhecimentos práticos sobre as boas práticas na cafeicultura e inovação a campo.

Os seguintes temas foram abordados:

- Estação Sicoob - Gestão financeira com Alair José Giuriato - Diretor Executivo do Sicoob Leste Capixaba;

- Estação Incaper - Espaçamento x Densidade de Plantio para Café Conilon com Marcone Comério e Paulo Sérgio Volpi - Pesquisadores do Incaper;

- Estação Soil - Manejo de Irrigação por meio da Tensiometria com Henrique de Sá Paye, PHD em Solos e Nutrição de plantas;

- Estação Atlas Drones - Uso de drones na agricultura com a equipe Atlas Drone;

Participaram dos eventos o presidente do Sicoob Leste Capixaba, José Nivaldo Casagrande; o diretor-executivo do Sicoob Leste Capixaba, Alair Giuriato; a diretora operacional da cooperativa, Michelle Sabaini Calmon Manzoli; os gerentes das agências locais, Ricardo Couto Dadalto, Gislaine Fardini e Joselvi Paier; e as colaboradoras Sicoob que estão à frente do projeto, Dayana Novaes e Rutiele Giuriatto. A equipe de organização criou um protocolo próprio de controle, sendo obrigatório o uso de máscaras, distanciamento e também recomendado a não realização de cumprimentos durante os eventos.

O Projeto é realizado pelo Sicoob com apoio do Incaper e das empresas convidadas, Soil e Atlas Drones, e tem a organização do Instituto Ampliê. Outros dois encontros serão realizados em Jacupemba (Aracruz) e Sooretama nas próximas semanas.

O Sicoob é uma instituição financeira cooperativa e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. 

As informações são do Sicoob.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures