ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafeicultor de Ibiraci (MG) vence 1ª edição do concurso Special Coffee

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/01/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

No mês de novembro de 2021 aconteceu a 1ª edição do Special Coffee, premiação realizada pela Alltech Crop Science. O projeto avaliou a qualidade dos grãos e da bebida de 19 produtores de diversas regiões do Brasil, pontuando e selecionando três vencedores a partir da escala internacional da Specialty Coffee Association (SCA).

Um dos critérios de participação do prêmio foi a utilização de duas soluções biotecnológicas que combinam potássio a aminoácidos específicos. O primeiro colocado, com uma nota de 84,75, foi o cafeicultor Emerson Monteiro de Andrade, da Fazenda Boa Vista, localizada em Ibiraci (MG), que recebeu o Selo de Café Especial e teve parte do seu lote comprado pela empresa.

Emerson conta com mais de 30 anos de experiência como cafeicultor, o efeito das aplicações em 20 hectares de lavoura. "Melhorou muito a performance das plantas. A quantidade de sacas produzidas por hectare e a qualidade do café foi surpreendente. Em relação a outras áreas de cultivo, tive um aumento de 30% na produtividade. Foi a minha melhor safra”, relata o produtor, que também identificou uma bebida com padrão superior e sabor mais suave.

Tecnologia nutricional na produtividade e na qualidade

Segundo o engenheiro agrônomo e doutor em Produção Vegetal, Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifrúti da Alltech Crop Science, este desempenho se deve a uma estratégia de manejo que combina duas tecnologias nutricionais ricas em potássio e aminoácidos a momentos chaves para o sucesso do cultivo.

Estas substâncias orgânicas são aplicadas no início do processo de maturação do café, quando os frutos estão na fase verde-cana. O reforço é feito quando a planta está com 5% dos frutos em estado cereja. Então, nós promovemos uma intensificação para reduzir o estresse da cultura e potencializar o transporte de carboidratos, permitindo que a planta tenha capacidade de direcionar energia para diversas necessidades fisiológicas”, explica.

O agrônomo destaca que estressores durante essas duas fases impactam na qualidade do produto. Por isso, é importante ter atenção especial ao balanceamento nutricional do café, assegurando a produtividade da lavoura. “Assim, conseguimos promover um melhor condicionamento no desenvolvimento do cultivo, beneficiando a formação e o enchimento dos grãos e, por consequência, a classificação de peneira e pontuação da bebida”, completa. 

O concurso

Os cafés participantes do Special Coffee foram tratados com duas soluções que auxiliam no enchimento, maturação e uniformização dos grãos: o Bulk e o Liqui-Plex Finish. Segundo o gerente de desenvolvimento de mercado da Alltech Crop Science, Adriano Zanin, o objetivo do projeto também foi avaliar se esses produtos trariam mais qualidade para a bebida. “Ficamos muito satisfeitos. Das 19 avaliações, 15 amostras em que foram usadas o Bulk e o Liqui-Plex Finish tiveram resultados superiores. Isso significa que podemos ajudar produtores a se consolidarem na classe de cafés especiais”, comemorou. A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech Inc., desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo.

As informações são da Alltech Crop Science.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint