Café relacionado com menor risco de câncer ovariano

O consumo de três ou mais xícaras de café por dia pode reduzir os riscos de câncer ovariano em mais de 20%, de acordo com um novo estudo. Os benefícios do consumo de café parecem estar relacionados ao teor de cafeína, de forma que os benefícios não foram observados com o café descafeinado, informaram os pesquisadores ao jornal Cancer Research. De todos os cânceres do sistema reprodutor feminino, o ovariano é o de maior mortalidade.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O consumo de três ou mais xícaras de café por dia pode reduzir os riscos de câncer ovariano em mais de 20%, de acordo com um novo estudo.

Os benefícios do consumo de café parecem estar relacionados ao teor de cafeína, de forma que os benefícios não foram observados com o café descafeinado, informaram os pesquisadores ao jornal Cancer Research.

A pesquisadora Shelley Tworoger e colaboradores da Escola de Medicina de Harvard e Escola de Saúde Pública de Harvard também disseram que os benefícios foram mais pronunciados para mulheres na pós-menopausa e mulheres que não tenham nunca tomado contraceptivos orais.

"A possibilidade de a cafeína poder reduzir os riscos de câncer ovariano, particularmente para mulheres que não usaram hormônios exógenos anteriormente é intrigante e justifica mais estudos, incluindo uma avaliação dos possíveis mecanismos biológicos", escreveu Tworoger.

De todos os cânceres do sistema reprodutor feminino, o ovariano é o de maior mortalidade.

Tworoger e seus colaboradores usaram dados de 121,701 mil mulheres dos Estados Unidos registradas no Estudo da Saúde de Enfermeiras. As mulheres completaram questionários no começo do estudo (1976) quando tinham entre 30 e 35 anos e completaram questionários de acompanhamento em intervalos bi-anual desde então.

Uma "modesta" redução de 20% nos riscos de câncer ovariano foi reportada entre todas as mulheres cuja ingestão de cafeína era maior que 500 miligramas por dia, comparado com mulheres com ingestões diárias de menos de 136 miligramas.

Quando a análise foi limitada a mulheres que nunca usaram contraceptivos orais, a maior ingestão diária de cafeína foi associada com uma redução de 35% nos riscos, comparado com mulheres com ingestões mais baixas de cafeína.

Além disso, a maior ingestão diária de cafeína foi associada com uma redução de 43% no risco de câncer entre mulheres na pós-menopausa, disse Tworoger.

Não foram reportadas associações com hábitos atuais ou anteriores de fumo, ou consumo de álcool, com os riscos de câncer ovariano. A reportagem é do Nutraingredients.com.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.