O consumo regular de café pode reduzir o risco de derrame em mulheres, segundo estudo publicado na revista Circulation. Pesquisadores espanhóis avaliaram mais de 83 mil mulheres e descobriram que aquelas que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia têm 20% menos risco de derrame comparadas com aquelas que tomam menos de uma xícara por mês.
Os resultados indicaram que menores quantidades também podem ter um efeito benéfico. Duas a três xícaras diárias reduziram o risco em 19% e uma xícara de cinco a sete vezes por semana reduziu em 12%.
A pesquisa comprovou, ainda, que os efeitos seriam maiores entre as não-fumantes - redução de 43% nos riscos com a ingestão de pelo menos quatro xícaras por dia, contra uma redução de 3% entre as fumantes com esse consumo. Além do tabagismo, pressão alta, diabetes e colesterol alto neutralizarem o efeito do café.
Os autores destacam que os benefícios não viriam da cafeína, mas de antioxidantes presentes no café, assim como no vinho, que reduzem inflamações e melhoram o funcionamento dos vasos sanguíneos. As informações são do Diário do Grande ABC, com o portal G1.
Café reduz risco de derrame em mulheres
O consumo regular de café pode reduzir o risco de derrame em mulheres, segundo estudo publicado na revista Circulation. Pesquisadores espanhóis avaliaram mais de 83 mil mulheres e descobriram que aquelas que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia têm 20% menos risco de derrame comparadas com aquelas que tomam menos de uma xícara por mês.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em:
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!