Café previne alguns tumores de pele

De acordo com estudo recente de Paul Nghiem, professor da University of Washington Dermatology e pesquisador do Fred Hutchinson Cancer Research Center, cada xícara diária de café reduz em 5% o risco de desenvolvimento do câncer de pele não-melanoma. A pesquisa foi desenvolvida com base no acompanhamento de 93.676 mulheres, 83,6% da cor branca.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

De acordo com estudo recente de Paul Nghiem, professor da University of Washington Dermatology e pesquisador do Fred Hutchinson Cancer Research Center, cada xícara diária de café reduz em 5% o risco de desenvolvimento do câncer de pele não-melanoma. A pesquisa foi desenvolvida com base no acompanhamento de 93.676 mulheres, 83,6% da cor branca.

A doença atinge cerca de 55.890 homens e 59.120 mulheres a cada ano. "A cafeína pode induzir as células danificadas pelos raios ultravioleta ao suicídio, apagando-as da pele", explicou o autor da pesquisa publicada na revista Journal of Investigative Dermatology. A investigação constatou que o consumo de seis ou mais copos por dia estava associada a uma diminuição de 31% na incidência desse tipo de câncer. No entanto, o consumo em excesso da bebida pode causar insônia, irritabilidade, gastrite e úlcera.

De acordo com Nghiem, as células pré-cancerosas ou as que começaram a se dividir de modo incontrolável sob a ação dos raios ultravioleta dependem da função ATR - proteína-quinase envolvida na ativação do controle de danos ao DNA. "Se a ATR é suprimida, inclusive pela cafeína, um número maior de células danificadas é apagada da pele, por meio do suicídio celular", explicou.

Estudos em camundongos mostraram que a cafeína tornou os casos de câncer de pele mais raros. "Nos seres humanos, esse pode ser um mecanismo relevante para explicar os efeitos de bebidas cafeinadas", admitiu. Nghiem defende pesquisas para determinar se a aplicação de cafeína na pele - em forma de pomada - poderia reverter o dano causado pela exposição aos raios.

A interrupção do ciclo celular ATR-Chk1 foi vista apenas em células já danificadas pela exposição excessiva ao sol e passíveis de se tornarem cancerosas. Os cientistas não sabem a razão pela qual a cafeína não consegue prevenir o melanoma, tipo mais letal de tumores de pele. As informações foram publicadas no Correio Braziliense.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Francisco Benedito da Costa Barbosa
FRANCISCO BENEDITO DA COSTA BARBOSA

BELÉM - PARÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 10/03/2009

Prezados Srs.

Trata-se de uma boa informação científica para o bebedor de café, hábito comum entre os pesquisadores, como também para a economia cafeiera, na qual o Brasil se insere.

Sds.