O consumo de três ou mais xícaras de café por dia pode reduzir o risco de câncer de cólon em mulheres pela metade, de acordo com um estudo feito pelo Centro Nacional do Câncer de Tóquio, no Japão.
Segundo a agência Reuters, os pesquisadores estudaram dados de mais de 96 mil homens e mulheres com idade de 40 a 69 anos durante um período de até 12 anos a partir de 1990. Não foram encontrados benefícios significantes em homens.
Mesmo depois de ajustar para outros fatores, incluindo dieta e exercícios, eles descobriram que as mulheres que bebiam três ou mais xícaras de café por dia tinham metade do risco de desenvolver câncer de cólon, comparado com aquelas que não bebiam café.
Os pesquisadores, cujas descobertas foram publicadas no International Journal of Cancer, não encontraram nenhuma ligação entre o chá verde e o câncer de cólon.
O mecanismo pelo qual o café pode prevenir o câncer é desconhecido, disse a pesquisadora Manami Inoue da equipe de pesquisa. A cafeína contida no café pode estimular o trabalho do cólon, ou o efeito pode ser devido às propriedades antioxidantes da bebida, disse ela.
Café pode prevenir câncer de cólon, diz estudo japonês
O consumo de três ou mais xícaras de café por dia pode reduzir o risco de câncer de cólon em mulheres pela metade, de acordo com um estudo feito pelo Centro Nacional do Câncer de Tóquio, no Japão. O mecanismo pelo qual o café pode prevenir o câncer é desconhecido, disse a pesquisadora Manami Inoue da equipe de pesquisa. A cafeína contida no café pode estimular o trabalho do cólon, ou o efeito pode ser devido às propriedades antioxidantes da bebida, disse ela.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em:
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!